Skip to main content
COVID-19:

Literacia Digital

Outubro 2020
Fedra Medeiros, Service Design Lead

 

Home Banking | Vantagens e Segurança

O que precisa de saber:

  • Os mercados online, o comportamento dos clientes e a estratégia das empresas sofreram alterações claras;
  • Os canais digitais são essenciais à economia e permitem ao cliente ter controlo sobre suas contas e realizar as mais variadas operações, de forma simples e segura;
  • Os cuidados para evitar fraude dependem de cada um de nós, havendo práticas que têm de ser interiorizadas para aumentar a segurança.

Transformação digital

O mundo digital é uma ferramenta essencial e única no mundo atual.
 

Num contexto de restrições de saúde pública, em que palavras como confinamento e distância social entraram no nosso léxico diário, o mundo digital passou a fazer parte, definitivamente, do nosso quotidiano e, sem dúvida, será uma das ferramentas mais úteis que os consumidores e empresas terão, para garantir uma maior proximidade.

Nestes últimos oito meses, verificámos que bastantes clientes fizeram, pela primeira vez, compras online mas, acima de tudo, que assumem que esse comportamento veio para ficar. Também as empresas mostraram que a sua estratégia se alterou, procurando criar/aumentar a sua presença online, distribuir através de novos canais e servir os seus clientes de formas inovadoras.

 

 

Banca Online

Os canais digitais aceleram e ajudam na digitalização da economia.
 

Os canais digitais têm um papel com importância crescente e são essenciais como complemento à atividade dos balcões e dos gestores. O número de operações disponibilizadas permite garantir a gestão corrente das contas bem como operações mais complexas, sem ter de sair da segurança de casa.

As vantagens são inúmeras:

  • Conforto de poder aceder ao banco onde quer esteja;
  • Disponibilidade e flexibilidade de horário;
  • Níveis de segurança muito elevados, através de passwords, matriz e códigos enviados para o telemóvel;
  • Disponibilidade de grande número de operações, incluindo operações de quotidiano que muitas vezes realizamos, por hábito, no multibanco;
  • Facilidade de utilização e apoio quando necessário, através de tutoriais e FAQ's;
  • Possibilidade de subscrever produtos.
 
 

Cuidados, regras e segurança

Todos podemos ajudar à segurança.
 

O aumento da utilização do mundo digital abriu também portas a maiores situações de potencial fraude e, apesar da maioria das empresas tentar ter mecanismos para a prevenir, cabe a cada um de nós ter também cuidado:

  • Evitar dar dados pessoais que não façam sentido face à transação que está a ser feita;
  • Verificar que o site que está a utilizar é seguro: endereços com https ou, na barra de endereços, tenha um cadeado;
  • Escolher passwords difíceis evitando, por exemplo, relacionadas com datas de nascimento ou cidade;
  • Desconfiar de emails em que o português não é correto, que falem de ofertas, multas ou mesmo emails que peçam para alterar dados pessoais ou que tenham links que não levam ao site esperado e de SMS com links;
  • Ter um antivírus atualizado para proteger o nosso computador;
  • Ter cuidado com o que instalamos no computador, por exemplo, através de downloads;
  • Nas redes públicas, em que a segurança é menor, evitar realizar determinadas operações, para não haver vulnerabilidades;
  • Ter sempre uma password de acesso ao telemóvel, para evitar que qualquer um possa aceder, e instalar apps apenas de lojas oficiais;
  • No caso de operações de Home Banking, utilizar o cartão matriz, sendo que nunca são pedidos mais de 3 caracteres, e ler bem o conteúdo de SMS de validação, para garantir que corresponde à operação e montante que queremos.

Artigos anteriores

Principais impactos do Covid 19 na transformação digital das empresas

g

Principais impactos do Covid 19 na transformação digital das empresas