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SEGURANÇA ONLINE:

Informação sobre o tratamento de dados pessoais

 

No novobanco a privacidade e a proteção dos dados pessoais dos seus clientes e dos demais titulares de dados pessoais são fundamentais.

Saiba como tratamos os seus dados, com quem os partilhamos, durante quanto tempo os conservamos, bem como as formas de entrar em contacto com o novobanco e de exercer os seus direitos.

Política de Privacidade

O NOVO BANCO, S.A., com sede no Campus do novobanco, Av. Dr. Mário Soares, Taguspark, Edifício 1, 2740-119 Porto Salvo, com o capital social de para €3.345.000.000,30, e matriculado na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número único de matrícula e pessoa coletiva 513 204 016 ("novobanco"), é responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais.

O novobanco apenas recolhe e trata os dados pessoais necessários para lhe prestar um serviço de qualidade e o mais personalizado possível, enquanto Instituição de Crédito, Intermediário Financeiro e Mediador de Seguros. O novobanco não trata dados pessoais que não sejam necessários para as finalidades legítimas que prossegue. 

Na prestação dos serviços e na oferta de produtos, o novobanco procede ou poderá proceder ao tratamento de várias categorias de dados pessoais, incluindo:

  • Dados demográficos (e.g., nome, género, naturalidade, data de nascimento, nacionalidade);
  • Dados contratuais (e.g., número de conta, IBAN, referência de contrato e outras informações de produtos/serviços contratados);
  • Dados de contacto (e.g., morada, telefone, telemóvel, endereço de correio eletrónico);
  • Dados governamentais (e.g., número de cartão de cidadão ou bilhete de identidade, número de identificação fiscal, número de passaporte);
  • Dados de identificação digital (e.g., endereço de IP, assinatura digital, cookies);
  • Dados de atividade pessoal (e.g., habilitações académicas, dados de redes sociais ou internet que o titular tornou públicos ou autorizou o novobanco a consultar);
  • Dados de atividade profissional (e.g., profissão, remuneração, entidade patronal, cargos anteriormente exercidos);
  • Dados relativos ao património, posições e movimentos financeiros (e.g., bens patrimoniais e o seu valor, outros rendimentos auferidos, responsabilidades no setor financeiro, propensão para a aquisição de produtos financeiros);
  • Dados familiares (e.g., estado civil, número de filhos, informação sobre o agregado familiar);
  • Dados de registo de voz (e.g., gravações de chamadas – vídeo e/ou áudio); 
  • Dados de registo de imagem (e.g., gravações de vídeo (videoconferências, videochamadas), fotografia, imagens recolhidas através de câmaras de videovigilância);
  • Dados biométricos (e.g. dados utilizados a partir de ferramentas técnicas que contam com biometria para verificar a identidade e a assinatura nas relações que os Clientes mantém com o novobanco (e.g. padrão facial, biometria de voz, impressão digital).

No âmbito da Lei de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, o novobanco observa os procedimentos de identificação e diligência dispostos no enquadramento regulatório vigente.

O novobanco também trata dados pessoais criados a partir da análise da sua utilização dos nossos produtos e serviços, das suas transações e preferências, como por exemplo, o seu perfil de cliente.

O novobanco apenas trata ou poderá tratar os seus dados pessoais nas seguintes situações:

  • Para a execução de um contrato celebrado consigo ou para a realização de diligências pré-contratuais a seu pedido, ou
  • Para o cumprimento de obrigações legais a que o novobanco está sujeito, ou
  • Para satisfação de interesses legítimos do novobanco, ou
  • Quando tenha dado o seu consentimento prévio

Para que o novobanco consiga cumprir todos os seus deveres e lhe possa prestar o melhor serviço e produtos possíveis, poderá ter que comunicar ou dar acesso aos seus dados pessoais a outras entidades.
O novobanco apenas comunicará os seus dados pessoais às seguintes categorias de destinatários:

  • Outras entidades pertencentes ao Grupo novobanco;
  • Prestadores de serviços ao novobanco (e.g., serviços de informática, serviços de telecomunicações, serviços de gestão e recuperação de crédito, serviços de arquivo, serviços de pagamento, serviços de intermediação de crédito);
  • Organizações dentro e fora da União Europeia (e.g., outras instituições financeiras para, por exemplo, a execução de operações de transferência/pagamento ou autoridades reguladoras não sedeadas na União Europeia, seguradoras do ramo vida, seguradoras do ramo não vida, sociedades gestoras de fundos mobiliários, sociedades gestoras de fundos imobiliários, e sociedades gestoras de fundos de pensões); e
  • Entidades de supervisão e outras entidades públicas/oficiais (e.g.,Autoridades Tributárias, o Banco de Portugal, o Banco Central Europeu, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Tribunais Judiciais ou Administrativos).

O novobanco apenas conserva e trata os seus dados pessoais para os fins acima indicados durante o período de tempo que se revele necessário ou obrigatório para o cumprimento desses fins, aplicando critérios de retenção da informação apropriados a cada tratamento e em linha com as obrigações contratuais, legais e regulamentares aplicáveis, ou para defesa dos interesses legítimos do novobanco ou de entidades terceiras.

No que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais, goza dos seguintes direitos:

  • Direito de acesso;
  • Direito de retificação;
  • Direito ao apagamento;
  • Direito à limitação do tratamento;
  • Direito à portabilidade;
  • Direito de oposição;
  • Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas;
  • Direito a retirar o seu consentimento;
  • Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

  • Balcão: pode exercer os seus direitos dirigindo-se ao seu balcão mais próximo;
  • E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço dpo@novobanco.pt;
  • Canais Digitais: pode exercer os seus direitos através de acesso ao seu novobanco Online, no endereço www.novobanco.pt, seja através de acesso à App.
  • Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida ao novobanco ao cuidado do Encarregado de Proteção de Dados e enviada para a morada Campus do novobanco, Av. Dr. Mário Soares, Taguspark, Edifício 1, 2740-119 Porto Salvo.

O novobanco nomeou um Encarregado da Proteção de Dados, a quem caberá, entre o mais, controlar a conformidade dos tratamentos de dados feitos pelo novobanco com a legislação aplicável.

Sempre que tiver alguma dúvida acerca do tratamento e proteção dos dados pessoais realizado pelo novobanco, ou das informações que lhe foram prestadas, pode contactar o Encarregado da Proteção de Dados, através dos seguintes canais:

  • E-maildpo@novobanco.pt;
  • Morada: Campus do novobanco, Av. Dr. Mário Soares, Taguspark, Edifício 1, 2740-119 Porto Salvo

Consulte em baixo o documento com a informação detalhada sobre o tratamento dos seus dados pessoais e sobre a Política de Privacidade na íntegra.

As informações constantes destes documentos poderão ser objeto de alteração ao longo do tempo, sendo qualquer alteração divulgada e atualizada no site novobanco.

Antes da data da aplicação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, o novobanco iniciou um processo de renovação dos consentimentos previamente prestados, com o objetivo de assegurar que, com elevados níveis de clareza e transparência, compreende e aceita os tratamentos de dados pessoais que dependem do seu consentimento prévio.

Deveres de informação - Tratamento dados pessoais Deveres de informação - Tratamento dados pessoais
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