Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Cuidamos do ambiente

Cuidamos do ambiente

Adotar uma atitude sustentável é, também, olhar para o impacto da nossa atividade. É refletir sobre como podemos contribuir para um futuro mais sustentável. Com este propósito em mente, desenvolvemos o modelo Dividendo Social com objetivos desafiantes.

Reduzimos a nossa pegada ambiental

Com vista à redução dos consumos de eletricidade, temos vindo a implementar diversas iniciativas que nos tornam eficientes ao nível energético. 

  • Consumo de eletricidade isenta de emissões de dióxido de carbono (CO₂) desde novembro 2021;
  • Redução do número de locais de consumo (rede de balcões e edifícios);
  • Equipamentos AVAC, informática e iluminação do Novo Modelo de Distribuição energeticamente mais eficientes;
  • Determinação de horário limite para utilização de edifícios centrais, desligando centralmente sistemas de AVAC e iluminação;
  • Substituição progressiva da iluminação por LED;
  • Reforço do programa de monitorização de consumos e de adoção de medidas preventivas e corretivas.

 

Estamos comprometidos com a racionalização da comunicação em suporte de papel, tanto a nível interno como externo. Um compromisso que passa pela sensibilização e mudança de hábitos de colaboradores e clientes, mas, também, pela desmaterialização contínua dos nossos processos. 

  • Projeto Phygital: formalização com assinatura digital em alguns processos de negócio, contribuindo para uma organização e dinamização de uma cultura “sem papel”. Com este projeto, que arrancou em 2019, já evitámos o consumo de mais de 45,4 toneladas de papel e 47,5 milhões de litros de água necessários para a sua produção, sendo a nossa expectativa evitar, até 2024, o consumo acumulado de cerca de 147,4 toneladas de papel (menos 154,2 milhões de litros de água); 
  • Redução de impressão nas diversas atividades de backoffice;
  • Envio de comunicação obrigatória a clientes por via digital.

 

Conscientes dos efeitos nocivos da escassez de água, definimos medidas que visam  melhorar a sua gestão. Assim, com o objetivo de reduzirmos o nosso consumo, implementámos diferentes medidas como a substituição de torneiras tradicionais por torneiras com temporizador, além de uma constante sensibilização dos colaboradores para a comunicação de anomalias.

 

Assumimos como fulcral a elaboração de um inventário das emissões da nossa atividade e, por isso, realizamos, anualmente, o cálculo de emissões diretas e indiretas de acordo com as diretrizes do Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas (IPCC), do Protocolo de Gases com Efeito de Estufa do WRI/WBCSD. Em 2023, o inventário de emissões de CO₂ (âmbito 1, 2 e 3*) reduziu 18,2%, com menos 2016 toneladas de emissões de CO₂.

*Exclui emissões financiadas

Em 2023 o novobanco iniciou igualmente a substituição gradual de todos os tradicionais cartões bancários em PVC por cartões em re-PVC, ou seja, fabricados a partir de plástico reciclado vindo de resíduos industriais recolhidos regionalmente.

Também implementámos medidas no campo da reciclagem, procurando realizar uma gestão eficiente dos resíduos, incluindo do papel e toners de impressoras, mas não só: 

  • Eliminámos o consumo de plástico de uso único e passámos a disponibilizar copos de papel e palhetas de madeira recicláveis; 

  • Recolhemos e inutilizamos os cartões bancários expirados, sendo que este resíduo é encaminhado para Extruplás que o utiliza no fabrico de material urbano. No segundo semestre de 2022, enviamos cerca de 1,4 toneladas de cartões bancários para reciclagem, dando uma nova vida ao plástico.

     

Estamos atentos às alterações climáticas

A preservação do Planeta é um tema que deve merecer atenção de todos os agentes, nomeadamente dos económicos. Conscientes do nosso papel, e sendo o sector financeiro um dos principais impulsionadores da economia, promovemos o acesso a capital por parte de setores relacionados com o desenvolvimento sustentável.

Business Ambition for 1.5ºC

No novobanco, assumimos o compromisso de alinhar os nossos planos de descarbonização com a ambição de limitar, ou mitigar, o aquecimento global. Nesse sentido, assinámos a Business Ambition for 1.5˚C, uma carta que encoraja empresas, organizações e governos a criarem medidas de redução da emissão de gases com efeito de estufa, com vista a alcançar a transição para uma economia de baixo carbono e evitar o sobreaquecimento da atmosfera.

Carta Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal

Queremos também contribuir para a promoção e o desenvolvimento do financiamento sustentável em Portugal, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Grupo de Reflexão, ao qual pertencemos. Nesse sentido, assinámos a Carta Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal que poderá consultar abaixo.

Carta Compromisso Financiamento Sustentável Carta Compromisso Financiamento Sustentável