Skip to main content
COVID-19:

Factoring | Cessão de Créditos

Parceiros no negócio.

Factoring | Antecipação Faturação

Problemas de liquidez e de tesouraria das Empresas são, atualmente, uma das suas maiores preocupações. Na maioria das vezes, estão relacionados com atrasos de pagamentos de faturas dos seus Clientes. O produto "Factoring" - antecipação da faturação - é uma forma eficaz e rápida de dar resposta a estas dificuldades.

Dúvidas sobre o Factoring ?

O que é o Factoring?

Factoring é um instrumento fundamental na gestão da tesouraria de curto prazo das Empresas, permitindo:

  • A gestão da cobrança

    dos créditos cedidos

  • O financiamento da faturação cedida

    (Aquisição de créditos com antecipação)

  • A possibilidade de associar ao processo

    uma cobertura de risco

 

Como produto de crédito especializado, a diminuição do prazo de recebimento da faturação emitida é um dos seus principais objetivos, a par com uma maior segurança e externalização na gestão da tesouraria.

Em termos práticos, consiste na aquisição pela Instituição Financeira (NOVO BANCO) de créditos a curto prazo (com vencimento até 1 ano), derivados de venda de produtos ou prestação de serviços e que sejam titulados por faturas não vencidas.

O factoring envolve três Intervenientes distintos, cada um com uma função bastante relevante. São eles:

 

  • Factor

    Instituição Financeira que adquire a faturação emitida pelos Clientes (Aderentes), antecipa os valores faturados e diligencia a cobrança dos mesmos junto dos respetivos Devedores

  • Aderente

    Empresa que presta serviços ou vende produtos e que cede os créditos que detém sobre os seus Clientes (Devedores) à Instituição Financeira (Factor)

  • Devedores

    As Entidades que adquirem, a crédito, serviços e/ou produtos transacionados pelo Aderente. Estas são responsáveis pelo pagamento dos créditos em dívida à Instituição Financeira (Factor)

 

A relação entre estas três Entidades Intervenientes é regulada através do contrato de factoring.

 

Exemplo representativo

A empresa B (Devedor) adquiriu à Empresa A (Aderente), sua fornecedora de bens ou serviços, bens e/ou serviços para os quais lhe foi concedido um prazo de pagamento de três meses.

Por razões de liquidez, a Empresa A necessita de antecipar o recebimento desse montante para fazer face a compromissos de tesouraria.

A Empresa A contacta o NOVO BANCO, estabelecendo uma relação contratual de Factoring, através da qual o NOVO BANCO efetua o adiantamento de parte considerável do valor da faturação que o Aderente pretenda antecipar (normalmente entre 80% e 90%). A partir desse momento, a empresa B (Devedor) passa a ter que responder pelas suas faturas em dívida perante o NOVO BANCO, a quem deverá pagar no prazo inicialmente acordado entre as duas empresas.

Modalidades de Factoring

Gestão e cobrança de créditos cedidos (sem antecipação)

A Empresa/Aderente, cede a sua faturação ao NOVO BANCO, que procederá à sua gestão e respetiva cobrança.
O preço será pago após Boa Cobrança dos créditos junto do Devedor.

Esta modalidade constitui um eficaz meio para a Empresa fazer "outsourcing " do serviço de cobranças e controle dos créditos, libertando meios humanos para outras funções.

Aquisição de créditos com antecipação

A Empresa (Aderente), cede os Créditos sobre Devedores previamente aceites pelo NOVO BANCO, que os adquire, antecipando o montante acordado no contrato (percentagem de antecipação).

Esta forma de financiamento, além de potencialmente menos onerosa, tem ainda associadas vantagens ao nível dos rácios de endividamento das Empresas, quando comparada com outros produtos de crédito tradicional.

Factoring Internacional

O NOVO BANCO, através dos seus parceiros locais ou de seguro de crédito proporciona aos seus Clientes o Factoring Internacional, nomeadamente no Mercado de Países Europeus.

Para o Mercado Externo oferece:

  • Aquisição de Créditos Sem Antecipação.
  • Aquisição de Créditos Com Antecipação.
  • Gestão e Cobrança com Cobertura de Risco de Crédito.

Como funciona? | Serviço Factoring do NOVO BANCO

  • COMO FUNCIONA

    O processo de factoring inicia-se com a assinatura do contrato entre a empresa Aderente e o NOVO BANCO.

    A empresa Aderente assume o compromisso de ceder ao Banco créditos de curto prazo dos seus clientes e recebe, em troca, o valor acordado na negociação realizada inicialmente, que compreende vários elementos, entre os quais os devedores que devem ser analisados pelo NOVO BANCO para virem a integrar o contrato.

    Após aprovação, os Devedores são notificados pela empresa Aderente de que os respetivos Créditos foram cedidos ao NOVO BANCO e que deverão ser pagos diretamente ao mesmo.

    O NOVO BANCO procederá à cobrança das dívidas dos clientes da empresa aderente.

    O NOVO BANCO paga o preço do Crédito, logo que a empresa aderente o solicitar, deduzido dos respetivos encargos.

    O Valor de Negociação dos Créditos é fixado pelo NOVO BANCO tendo em conta eventuais deduções previsíveis ou fatores de risco associados.

    Os Créditos adquiridos são, normalmente, compostos por Faturas acompanhadas de Guia de Remessa ou documento equivalente, rececionada pelo destinatário.

    Os acertos definitivos ao Preço são efetuados na data de Boa Cobrança do Crédito.

Funcionalidades

Para usufruir deste serviço o Aderente deve imprimir o Protocolo de Adesão, que engloba:

  • Normas de Utilização do Serviço EOL
  • Indigitação de Responsável por Autorizações

Os documentos do Protocolo têm de ser devolvidos ao NOVO BANCO - Factoring devidamente assinados e carimbados.

Está disponível para impressão o documento Autorização Individual, que deve ser enviado ao NOVO BANCO - Factoring para registo de novos Utilizadores, ou modificação das condições de acesso de Utilizadores previamente autorizados.

O Utilizador efectua o pré registo na Aplicação Web, no qual cria o seu código pessoal e código secreto. Solicita ao Responsável por Autorizações, indigitado pela Empresa no Anexo 1, o envio para o NOVO BANCO - Factoring, duma Autorização Individual, na qual tem de figurar o nome do Utilizador e o código pessoal, (não é o código secreto).

O Responsável por Autorizações preenche e envia para o NOVO BANCO - Factoring, para cada Utilizador pré registado, um documento Autorização Individual, no qual indica a acção que o NOVO BANCO - Factoring deve executar, (autorizar, cancelar o pré registo,...), e os perfis de acesso atribuídos.

O NOVO BANCO - Factoring após a recepção da Autorização Individual, executa as indicações dadas na mesma, e envia um email ao Utilizador com a informação de fecho de registo.

Caso pretenda obter os layouts dos ficheiros para inclusão de Devedores e/ou para envio de Cessão de Faturas, poderá fazer o download dos mesmos acedendo à área de "Documentos e Extratos/ Envio de Documentos" no NBnetwork.

Os Utilizadores Registados acedem ao Serviço, mediante a introdução dos códigos pessoal e secreto.

Cancelamento ou Alteração

O Responsável por Autorizações envia para o NOVO BANCO - Factoring, o documento Autorização Individual, com as modificações pretendidas. Os prazos para implementação destes pedidos estão definidos no Protocolo.

Quanto custa o Factoring NOVO BANCO

Por cada cessão de créditos realizada com adiantamento, será efetuada uma Dedução ao Valor do Crédito com duas componentes(*):

Dedução Fixa: Percentual aplicado sobre o Valor dos Créditos Cedidos.
Dedução Variável: Em função do Valor de Negociação, do prazo da Antecipação e de uma Taxa competitiva (e previamente contratada).

O Aderente é o responsável pela existência e exigibilidade dos Créditos que cede ao NOVO BANCO, no âmbito do Contrato.

Nota: se não houver lugar a adiantamento, será cobrada apenas a Dedução Fixa.

(*) O preço contratado não dispensa a consulta do preçário em vigor no Novo Banco a cada momento.

Seguro de Crédito

Através do seu produto de Factoring, o NOVO BANCO oferece à empresa Aderente um serviço de "Gestão de Créditos com Cobertura de Risco" que permite o recurso a um seguro de crédito que evita riscos desnecessários por um custo mínimo.

Associada ao Contrato de Factoring o NOVO BANCO oferece a cobertura de risco, podendo atingir um elevado percentual do valor dos créditos, englobando insolvência e mora do Devedor.

Esta cobertura do risco de crédito, constitui uma verdadeira garantia financeira das vendas da Empresa no Mercado Interno e Externo.

Após análise dos vários Devedores e atribuição de limites máximos de risco, a cobertura poderá ser prestada mesmo sem antecipação dos créditos pelo que, mesmo empresas Aderentes com tesourarias excedentárias podem beneficiar desta segurança adicional.

Pagamento a Fornecedores | Confirming

Instrumento de gestão de tesouraria moderno, permite às Empresas uma boa gestão dos seus pagamentos, possibilitando aos Fornecedores conhecer com antecipação as datas e os valores a receber, dando-lhes certeza de tesouraria e eliminando o risco associado às cobranças.

Este serviço é prestado pelo NOVO BANCO aos seus Clientes que pretendam beneficiar da externalização do seu plano de pagamentos.

A informação sobre os valores a pagar a Fornecedores é dada pela Empresa Pagadora / Cliente NOVO BANCO em suporte digital. Esta informação é tratada pelo NOVO BANCO, sendo enviados Avisos de Pagamento aos Fornecedores da Empresa Pagadora, com a informação detalhada do pagamento que irá ocorrer.

Este esquema de pagamento torna-se ainda mais atractivo para o Fornecedor porque o NOVO BANCO lhe oferece a possibilidade de antecipar o pagamento mediante o desconto dos créditos em condições preferenciais com ele acordadas.

Deste modo, o Fornecedor não só se financia, como elimina o risco da venda, uma vez que o crédito é comprado pelo NOVO BANCO Sem Recurso.

Por esta via, a Empresa Pagadora beneficia de uma redução de custos administrativos e aufere benefícios financeiros significativos, além de garantir a satisfação dos intervenientes.

Serviço NB Factoring

Disponibiliza-lhe um conjunto alargado de funcionalidades que facilitam a gestão da carteira de Factoring.