Construímos relações sustentáveis
Os nossos clientes, colaboradores e fornecedores são a nossa prioridade. Para isso, e de forma a correspondermos às suas expectativas, tendo por base as políticas de sustentabilidade, desenvolvemos vários mecanismos de monitorização da nossa relação:
Criamos oportunidades de diálogo
O feedback das várias partes interessadas torna-se, assim, fundamental para a melhoria dos serviços prestados e do relacionamento com os stakeholders. Para isso, disponibilizamos diferentes canais de comunicação para cada grupo:
Canais de comunicação
Solicitação de feedback presencial via questionários e reuniões
Intranet (Somos novobanco, Rede social interna yammer e Portal de Recursos Humanos)
Mailboxes temáticas (incluindo CEO Office e "Pergunte ao CAE")
Gestor DCH de colaboradores no ativo e na reforma
Human Resources Business Partner
Visitas de liderança executiva à rede comercial
Linha Whistleblower
Workshops e Palestras
Encontro anual e outras reuniões temáticas, workshops, sessões de esclarecimentos e webinars
Comissão de Trabalhadores, Secretariado Sindical e Procedimento de Informação e Consulta
Solicitação de feedback presencial, via online e telefónica
Sistema formal para apresentação de reclamações
Rede de Balcões, Centros de Empresas e Direções Regionais;
Redes sociais (novobanco Cultura, Facebook novobanco e Linkedin); Eventos.
Prestação de informação obrigatória e voluntária
Solicitação de feedback via telefone, online e presencial
Equipa de Investor Relations
Reuniões regulares com investidores
Apresentação trimestral de resultados
Site de investidores
Contactos estabelecidos através de um site específico (Portal de Fornecedores do Grupo novobanco), articulando-se a troca de informação via e-mail, telefone e presencial
Prestação de informação presencial, por telefone e online:
Conferências de Imprensa
Apresentação trimestral de resultados
Partilha de conhecimento especializado através de redes sociais e media (rádio, jornais, televisões)
Diálogo presencial, telefónico e online contínuo com Associações, IPSS, ONGs sociais e ambientais
Iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial
Participação em conferências
Redes sociais (novobanco Cultura, Facebook novobanco e Linkedin)
Seguimos um modelo de Governance robusto
Ter um modelo de governo estruturado, sustentado em políticas e princípios que assegurem uma gestão eficaz e prudente da nossa atividade é um indicador fundamental para a sustentabilidade do nosso negócio. Para este fim, a gestão da estratégia e dos riscos ESG é conduzida diretamente pelo Conselho de Administração Executivo (CAE), que participa diretamente na definição da estratégia e planos de ação, e é supervisionada pelo Conselho Geral e de Supervisão (CGS).
Desta forma, é assegurada a monitorização regular dos planos de implementação e da performance ESG do banco, bem como uma atuação com transparência e imparcialidade.
Políticas e princípios ESG
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Políticas e princípios ESG
Capacitação e Incentivos
A par da prioridade dada a garantir um modelo organizacional e um quadro normativo que promova a integração do ESG de forma estrutural no modelo de negócio, o novobanco prioriza igualmente duas ferramentas essenciais à integração do ESG na cultura do banco:
Garantir o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento e aptidão nos diversos níveis da organização: A equipa de gestão do banco (CGS, CAE) bem como as equipas especializadas do Gabinete ESG e da função de risco receberam formação adicional e aprofundada sobre tópicos ESG e gestão de riscos climáticos e ambientais.
Integrar indicadores ESG na avaliação de performance e remuneração variável da equipa de gestão: os indicadores coletivos e individuais de avaliação de desempenho dos membros do CAE incluem objetivos ESG. Todos os anos, estes objetivos e metas são revistos e aprovados pelo CGS. O modelo de avaliação de desempenho dos departamentos inclui também indicadores ESG ao nível corporativo e, sempre que aplicável, indicadores ESG específicos ao departamento.