Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

A nossa
abordagem

Damos prioridade à sustentabilidade

Contribuir positivamente para tornar o mercado financeiro mais sustentável, bem como o seu ecossistema, é o nosso objetivo. E fazemo-lo seguindo os princípios de sustentabilidade, através de uma estratégia de monitorização contínua do nosso impacto na comunidade, mas também de formação e sensibilização dos nossos colaboradores, parceiros e clientes.

Três eixos ESG sustentáveis

Porque ser sustentável é, também, conhecer e compreender as várias esferas da sociedade, realizámos uma consulta aos vários grupos de stakeholders. Uma auscultação que resultou nos três eixos da matriz de materialidade, que nos permitiram estruturar os compromissos ESG (Environment, Social e Governance) em três eixos principais, que refletem como o grupo aborda os temas materiais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Desempenho financeiro robusto
Criamos valor para todos os stakeholders.

Operações sustentáveis
Minimizamos o impacto ambiental, promovendo a inovação e a digitalização.

Financiamento Sustentável
Incorporamos riscos e oportunidades ESG no negócio e na oferta.

Bem-estar, diversidade e inclusão
Reconhecemos o valor dos nossos colaboradores, promovendo o seu bem-estar, fomentando o seu crescimento numa cultura empresarial que integra a diversidade.

Experiência de cliente 
Servimos com conveniência, proximidade e transparência, numa troca justa de valor com os nossos clientes.

Referência de impacto positivo na sociedade 
Atuamos com transparência e ética num modelo de Governance robusto. Promovemos a equidade e igualdade de género.

Comunidade
Contribuímos para incentivar a economia portuguesa e para promover a inclusão financeira e digital.

Construímos relações sustentáveis 

Os nossos clientes, colaboradores e fornecedores são a nossa prioridade. Para isso, e de forma a correspondermos às suas expectativas, tendo por base as políticas de sustentabilidade, desenvolvemos vários mecanismos de monitorização da nossa relação:

Criamos oportunidades de diálogo

O feedback das várias partes interessadas torna-se, assim, fundamental para a melhoria dos serviços prestados e do relacionamento com os stakeholders. Para isso, disponibilizamos diferentes canais de comunicação para cada grupo:

Canais de comunicação

Outros tópicos

Solicitação de feedback presencial via questionários e reuniões
Intranet (Somos novobanco, Rede social interna yammer e Portal de Recursos Humanos)
Mailboxes temáticas (incluindo CEO Office e "Pergunte ao CAE")
Gestor DCH de colaboradores no ativo e na reforma
Human Resources Business Partner
Visitas de liderança executiva à rede comercial
Linha Whistleblower
Workshops e Palestras
Encontro anual e outras reuniões temáticas, workshops, sessões de esclarecimentos e webinars
Comissão de Trabalhadores, Secretariado Sindical e Procedimento de Informação e Consulta

Solicitação de feedback presencial, via online e telefónica
Sistema formal para apresentação de reclamações
Rede de Balcões, Centros de Empresas e Direções Regionais;
Redes sociais (novobanco Cultura, Facebook novobanco e Linkedin); Eventos.

Prestação de informação obrigatória e voluntária
Solicitação de feedback via telefone, online e presencial
Equipa de Investor Relations
Reuniões regulares com investidores
Apresentação trimestral de resultados
Site de investidores

Contactos estabelecidos através de um site específico (Portal de Fornecedores do Grupo novobanco), articulando-se a troca de informação via e-mail, telefone e presencial

Prestação de informação presencial, por telefone e online:
Conferências de Imprensa
Apresentação trimestral de resultados
Partilha de conhecimento especializado através de redes sociais e media (rádio, jornais, televisões)

Diálogo presencial, telefónico e online contínuo com Associações, IPSS, ONGs sociais e ambientais
Iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial
Participação em conferências
Redes sociais (novobanco Cultura, Facebook novobanco e Linkedin)

Seguimos um modelo de Governance robusto

Ter um modelo de governo estruturado, sustentado em políticas e princípios que assegurem uma gestão eficaz e prudente da nossa atividade é um indicador fundamental para a sustentabilidade do nosso negócio. Para este fim, a gestão da estratégia e dos riscos ESG é conduzida diretamente pelo Conselho de Administração Executivo (CAE), que participa diretamente na definição da estratégia e planos de ação, e é supervisionada pelo Conselho Geral e de Supervisão (CGS).

Desta forma, é assegurada a monitorização regular dos planos de implementação e da performance ESG do banco, bem como uma atuação com transparência e imparcialidade.  

Políticas e princípios ESG 

 

Política de Sustentabilidade Política de Sustentabilidade
Política de Classificação de Financiamentos e Investimentos Verdes Política de Classificação de Financiamentos e Investimentos Verdes
Princípios de Relacionamento com Fornecedores Princípios de Relacionamento com Fornecedores
Princípios de Financiamento - Setores excluídos e condicionados Princípios de Financiamento - Setores excluídos e condicionados

Políticas e princípios ESG

Declaração de impacto social positivo Declaração de impacto social positivo
Política de Não Discriminação e Igualdade de Género Política de Não Discriminação e Igualdade de Género
Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos
Princípios Orientadores do Programa de Voluntariado Princípios Orientadores do Programa de Voluntariado
Política de Remuneração para os Órgãos de Administração e de Supervisão Política de Remuneração para os Órgãos de Administração e de Supervisão
Política de Remuneração dos Colaboradores do novobanco Política de Remuneração dos Colaboradores do novobanco
Código de Conduta Código de Conduta
Política de Planeamento de Sucessão para o novobanco Política de Planeamento de Sucessão para o novobanco
Declaração Ambiental Declaração Ambiental

Capacitação e Incentivos

A par da prioridade dada a garantir um modelo organizacional e um quadro normativo que promova a integração do ESG de forma estrutural no modelo de negócio, o novobanco prioriza igualmente duas ferramentas essenciais à integração do ESG na cultura do banco:
  • Garantir o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento e aptidão nos diversos níveis da organização: A equipa de gestão do banco (CGS, CAE) bem como as equipas especializadas do Gabinete ESG e da função de risco receberam formação adicional e aprofundada sobre tópicos ESG e gestão de riscos climáticos e ambientais. 

  • Integrar indicadores ESG na avaliação de performance e remuneração variável da equipa de gestão: os indicadores coletivos e individuais de avaliação de desempenho dos membros do CAE incluem objetivos ESG. Todos os anos, estes objetivos e metas são revistos e aprovados pelo CGS. O modelo de avaliação de desempenho dos departamentos inclui também indicadores ESG ao nível corporativo e, sempre que aplicável, indicadores ESG específicos ao departamento.

 

Regulamento de Divulgação de Informação Financeira Sustentável (SFDR)

Estabelecemos parcerias sustentáveis

Nesta busca por um mundo mais sustentável, contamos com o apoio de diversas entidades relevantes no panorama nacional. Parcerias que fomos construindo, e que pretendemos manter, sempre com um objetivo em mente: Um futuro melhor.