Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Oferta

Sustentável

Criamos oportunidades sustentáveis


Estar atento aos impactos ambientais e sociais dos nossos produtos e serviços financeiros é um dos nossos compromissos. É por isso que desenvolvemos a nossa oferta avaliando os efeitos e oportunidades de negócio em paralelo com as expectativas dos nossos stakeholders.

A sustentabilidade na nossa oferta

Queremos apoiar os nossos clientes na sua jornada em nome de um mundo mais sustentável. Para isso, disponiblizamos soluções que seguem as políticas e princípios ESG, através da oferta de produtos com critérios ambientais, sociais e de governance.

Produtos com vertente ambiental 

Conscientes do nosso papel enquanto entidade financeira, queremos contribuir para a promoção de práticas de investimento sustentável, com o propósito de acelerar o processo de uma economia neutra em carbono até 2050.

Contas 18.25 e 26.31 

Criámos a primeira conta bancária totalmente neutra em carbono em Portugal - (e)mission neutral certified® - hoje subdividida em duas novas contas - 18.25 e 26.31 - mais adaptadas às necessidades das faixas etárias mais jovens.

Desenvolvidas para terem um menor impacto ambiental, são contas com baixa emissão de carbono por serem online e pelo facto das suas emissões serem neutralizadas, seguindo a metodologia PAS 2050:2008 que analisa o ciclo de vida de produtos e serviços. 

Estas contas neutralizam as emissões não passíveis de serem evitadas através do apoio ao Kamuthi, um projeto de instalação de um parque solar fotovoltaico para substituir a produção de energia a partir das centrais de carvão. Este projeto não só reduz as emissões de carbono como também contribui com benefícios sociais e económicos para as comunidades locais com a criação de 285 postos de trabalho para pessoas de aldeias próximas do parque solar. 

A neutralização destas contas é equivalente a:

  • Volume de gás suficiente para encher 59 balões de ar quente;

  • Emissões de CO₂ resultantes do consumo (combustão) de 683 barris de petróleo;
  • Emissões de CO₂ resultantes do consumo médio de eletricidade de 457 famílias portuguesas;
  • Emissões de CO₂ resultantes de 2549 viagens de ida e volta de carro médio, de Lisboa ao Porto.

Foram calculadas as emissões de Gases com Efeito Estufa (GEE) associadas, incluindo todo o ciclo de vida destas contas bancárias: desde a abertura até ao fecho, incluindo a utilização de computadores, cartões, consultas em ATMs e novobanco Online, entre outros. Este cálculo foi efetuado em total alinhamento com a metodologia PAS 2050:2008, específica para análise do ciclo de vida de produtos e serviços, e permitiu concluir que cada nova Conta 18.25 e 26.31 tem um impacto de carbono estimado de 944 g.

 

Saiba mais sobre as contas 18.25 e 26.31.

Sabia que pode definir preferências de sustentabilidade nos seus investimentos?