Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Oferta

Sustentável

Criamos oportunidades sustentáveis


Estar atento aos impactos ambientais e sociais dos nossos produtos e serviços financeiros é um dos nossos compromissos. É por isso que desenvolvemos a nossa oferta avaliando os efeitos e oportunidades de negócio em paralelo com as expectativas dos nossos stakeholders.

A sustentabilidade na nossa oferta

Queremos apoiar os nossos clientes na sua jornada em nome de um mundo mais sustentável. Para isso, disponiblizamos soluções que seguem as políticas e princípios ESG, através da oferta de produtos com critérios ambientais, sociais e de governance.

Produtos com vertente ambiental 

Conscientes do nosso papel enquanto entidade financeira, queremos contribuir para a promoção de práticas de investimento sustentável, com o propósito de acelerar o processo de uma economia neutra em carbono até 2050.

Contas 18.25 e 26.31 

Criámos a primeira conta bancária totalmente neutra em carbono em Portugal - (e)mission neutral certified® - hoje subdividida em duas novas contas - 18.25 e 26.31 - mais adaptadas às necessidades das faixas etárias mais jovens.

Desenvolvidas para terem um menor impacto ambiental, são contas com baixa emissão de carbono por serem online e pelo facto das suas emissões serem neutralizadas, seguindo a metodologia PAS 2050:2008 que analisa o ciclo de vida de produtos e serviços. 

Estas contas neutralizam as emissões não passíveis de serem evitadas através do apoio ao Kamuthi, um projeto de instalação de um parque solar fotovoltaico para substituir a produção de energia a partir das centrais de carvão. Este projeto não só reduz as emissões de carbono como também contribui com benefícios sociais e económicos para as comunidades locais com a criação de 285 postos de trabalho para pessoas de aldeias próximas do parque solar. 

A neutralização destas contas é equivalente a:

  • Volume de gás suficiente para encher 59 balões de ar quente;

  • Emissões de CO₂ resultantes do consumo (combustão) de 683 barris de petróleo;
  • Emissões de CO₂ resultantes do consumo médio de eletricidade de 457 famílias portuguesas;
  • Emissões de CO₂ resultantes de 2549 viagens de ida e volta de carro médio, de Lisboa ao Porto.

Foram calculadas as emissões de Gases com Efeito Estufa (GEE) associadas, incluindo todo o ciclo de vida destas contas bancárias: desde a abertura até ao fecho, incluindo a utilização de computadores, cartões, consultas em ATMs e novobanco Online, entre outros. Este cálculo foi efetuado em total alinhamento com a metodologia PAS 2050:2008, específica para análise do ciclo de vida de produtos e serviços, e permitiu concluir que cada nova Conta 18.25 e 26.31 tem um impacto de carbono estimado de 944 g.

 

Saiba mais sobre as contas 18.25 e 26.31.

Produtos com vertente social

Conscientes da versatilidade e importância de uma conta bancária no dia a dia da população, no novobanco procuramos adequar a nossa oferta às realidades e necessidades dos clientes, destacando-se os produtos de poupança, com base na constituição de aforros à medida do orçamento familiar de cada um. 

Este posicionamento originou a disponibilização de um pacote de soluções de Micro Poupança, no qual se encontram contemplados três produtos, promovendo comportamentos de aforro nos clientes, através do depósito de pequenos e regulares valores, arredondamento de contas, entre outros.

  • Poupança programada: Permite poupar a partir de 10 euros por mês, mediante a adesão a um plano de entregas mensais, no qual o cliente estabelece a quantia e o momento do mês a poupar, permitindo ajustar a poupança ao seu orçamento familiar. 
  • Micro Poupança: Permite a qualquer cliente começar a poupar pequenos montantes através do arredondamento dos débitos das despesas quotidianas, revertendo o arredondamento para uma conta poupança.
  • Poupança por objetivos: Produto exclusivo para clientes subscritores da App do novobanco, que permite definir os objetivos de poupança (quanto quer poupar e em quanto tempo), sendo o trajeto para alcançar o objetivo definido pela app.

Produtos estruturados

Apostamos na comercialização de produtos estruturados, que têm a sua remuneração indexada ao desempenho de ações de empresas que se destacam na capacidade de liderar as mudanças sociais e de governo com critérios ambientais. 

Os critérios de seleção das empresas estão sujeitos a um rigoroso processo de avaliação, que está em conformidade com a política de risco do Banco, com critérios de exclusão setorial (não elegíveis empresas envolvidas com a produção ou venda de tabaco, de indústria mineira de carvão, energia nuclear) e com critérios de exclusão por práticas que envolvam violação dos direitos humanos e laborais, incluindo a mão de obra infantil e/ou forçada.

Os quatro produtos de poupança estruturados ESG subscritos em 2022 representam um investimento total de 193,2 milhões de euros em produtos ESG/ECO em carteira de clientes no final de 2022. Por sua vez, os produtos estruturados ESG e novobanco ECO têm um peso de 58,8 % na carteira total de produtos estruturados disponíveis.

 

Saiba mais sobre os produtos estruturados.

Serviços de consultoria PME

Para ajudar os nossos clientes no processo de transição energética, celebrámos parcerias, no âmbito ESG, com a PWC, o ISQ e a PKF. Os serviços de consultoria incluem diagnóstico e cálculo de pegada de carbono, definição de estratégia de sustentabilidade, soluções de descarbonizarão, projetos de certificação, entre outros.

 

Saiba mais sobre os serviços de consultoria PME Saiba mais sobre os serviços de consultoria PME

Gestão de Ativos

O investimento responsável reconhece a relevância dos fatores ambientais, sociais e de governance no sucesso das aplicações e na estabilidade de longo prazo. Seguindo esta premissa, disponibilizamos fundos de investimento com critérios ESG de entidades externas ao Grupo, diversificados tanto ao nível da geografia como das estratégias de investimento.

O banco classifica estes fundos em duas categorias:

  • Artigo 8º SFRD (Sustainable Finance Disclosure Regulation): Fundos que investem em empresas que têm considerações ambientais, sociais e de governance;

  • Artigo 9º SFDR: Fundos que têm como objetivo o investimento sustentável que tem considerações ambientais, sociais e de governance.

Em 2023, foram disponibilizados 1 500 fundos com critérios ESG com uma subscrição de 867 milhões de euros.

Sabia que pode definir preferências de sustentabilidade nos seus investimentos?