Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:
crédito habitação: Qual a melhor solução para si
Taxa Fixa vs Taxa Variável vs Taxa Mista

Taxa fixa ou variável?


Para quem procura um crédito habitação, são várias as dúvidas, embora a mais frequente consiste em saber “qual o melhor crédito habitação: taxa fixa ou variável?” Na verdade, as opções são várias e não se resumem à dualidade taxa fixa vs taxa variável. Para além destas, pode ainda optar por taxa mista e por prestação fixa reduzida (exclusiva no novobanco e melhor ainda do que a fixa). Nós explicamos tudo.

Antes de mais, o que é a taxa EURIBOR e como interfere na prestação do seu crédito: A taxa EURIBOR (European Inter Bank Offer Rate) é a taxa de referência para os empréstimos entre os bancos na zona euro e serve de indexante para o cálculo das prestações de créditos. Assim, a taxa do seu crédito habitação será calculada como: EURIBOR + SPREAD = TAXA DE JURO

Taxa de juro fixa: o que significa


Nos empréstimos crédito habitação com a taxa fixa, a taxa de juro do empréstimo mantém-se inalterada durante o prazo que tiver sido acordado com a instituição de crédito.

Assim, com a taxa fixa sabe sempre com o que pode contar, pois a prestação mensal mantém-se sempre igual. Isto significa que se as taxas de juro de mercado, por exemplo a taxa de juro Euribor, entretanto subirem ou descerem, a prestação do empréstimo crédito habitação com taxa fixa não se altera.

Em condições normais de mercado, a prestação de um empréstimo a taxa de juro fixa é mais elevada do que a prestação indexada à Euribor. O cliente paga um preço mais alto pela segurança de não vir a ter a sua prestação aumentada. Mas deve ponderar bem esta escolha, pois se a Euribor descer a sua prestação não desce.

Quando a instituição de crédito define o valor para a taxa de juro fixa toma como referência a taxa fixa que se pratica no mercado interbancário para o mesmo prazo: a designada taxa de swap.

Exemplo: na determinação da taxa fixa a cobrar ao cliente pelo prazo de cinco anos, a instituição de crédito tem em atenção a taxa de juro fixa que durante esses cinco anos ela própria irá pagar para obter os fundos que vai emprestar.

Assim, a vantagem da taxa fixa consiste em estabilidade e segurança, uma vez que a taxa fixa permite-lhe ter uma prestação sempre igual ao longo do empréstimo ou ao longo do prazo que definir, não ficando dependente das oscilações do mercado. Sabe sempre com o que pode contar.

 

O que é taxa de juro variável


Nos créditos à habitação com taxa de juro variável, a taxa de juro do empréstimo resulta da soma de duas componentes: o indexante ou taxa de referência, que é a Euribor, e o spread.

O valor da Euribor é revisto após o prazo a que se refere. Por exemplo, a Euribor a doze meses é revista anualmente.

No final destes doze meses, o valor da Euribor utilizado para a prestação que irá vigorar nos doze meses seguintes é calculado com base na média aritmética simples do mês anterior, sendo esta taxa obrigatoriamente arredondada à milésima.

Quando o valor da Euribor é revisto, a taxa de juro do empréstimo pode subir ou descer refletindo a eventual alteração do valor da Euribor. O montante da prestação pode, assim, aumentar ou diminuir. Só raramente o valor da Euribor não se altera.

Na determinação do spread, a instituição pondera não só o risco de crédito do cliente, mas também as garantias do  empréstimo, incluindo a relação entre o montante do empréstimo e o valor do imóvel sobre o qual é constituída uma hipoteca (rácio LTV ou loan-to-value).

Algumas instituições de crédito concedem uma redução do spread ou de outros encargos no crédito à habitação aos clientes que adquirem, ao mesmo tempo, outros produtos ou serviços financeiros.

A vantagem da taxa variável consiste em permitir ter uma prestação inicial inferior à taxa fixa. Ao escolher esta taxa sabe que a sua prestação vai variar ao longo do prazo (sendo revista de acordo com o prazo da Euribor que escolher).

 

 

Taxa de juro mista


A taxa mista permite-lhe iniciar o seu empréstimo com taxa fixa (a 2,3,4,5,10, 15, 20, 25 ou 30 anos) onde pagará sempre o mesmo valor de prestação, e depois ter o seu empréstimo indexado à taxa variável. Aqui a sua prestação vai ser revista ao longo do prazo remanescente, aumentará ou diminuirá conforme as taxas estejam a ser praticadas no mercado nesse momento.

A vantagem da taxa mista consiste em conseguir por um lado, uma melhor gestão do orçamento nos primeiros anos contratualizados para taxa fixa, pois saberá qual o valor que irá pagar e, por outro, numa fase seguinte, usufruir dos benefícios da taxa variável.

 

Literacia Financeira

Artigos em destaque

Precisa de Ajuda?

Descubra quanto pode pedir de crédito habitação

Precisa de ajuda?

Descubra já quanto pode pedir de crédito habitação.