Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Os nossos compromissos

Fazemos um futuro mais sustentável

Pensar num futuro mais sustentável é, também, adoptar uma estratégia de negócio que promova a sustentabilidade, estabelecendo a ligação entre as finanças e as necessidades específicas da economia em benefício do planeta e da sociedade.

Os nossos objetivos

 

Ambiente

+ 600 M€

de Investimento Verde
(vs. 2021)(1)

0 M€

de Financiamento
a setores excluídos (2)

30 %

de Produtos de Investimento com características ESG (3)

- 30 %

de Consumo de papel
(ton vs. 2021)(4)

- 28 %

de emissões de CO₂ 
das operações próprias
(ton vs. 2021) (5)

 

Bem-estar social e financeiro

40 %

de colaboradores a usufruírem do programa Bem-estar socia(6)

+ 3 p.p.

de colaboradores com avaliação de riscos psicossociais “Saudável” (vs. 2021)(7)

+ 8 p.p.

no nível de engagement dos colaboradores (vs. 2021) (8)

+ 11,8 p.

no indicador NPS dos clientes (vs. 2021)(9)

+ 9.594 h

de voluntariado dos colaboradores (vs. 2021)(10)

 

Banca responsável

+ 2,5 p.p.

de mulheres em cargos de liderança sénior (11)

- 0,9 p.p.

na disparidade salarial
de género(12)

+ 3 parcerias

com organizações para promoção do emprego
de pessoas com incapacidade(13)

90 %

dos fornecedores
com avaliação de sustentabilidade(14)

+ 39.160 h

de formação ESG
a colaboradores (15)

Notas

1 Originação de financiamentos ou investimentos em carteira própria em empresas cuja atividade económica principal seja elegível para a Taxonomia Europeia e originação de financiamentos ou investimentos em carteira própria em que a utilização dos fundos pelo devedor ou os projetos seja direcionado para atividades económicas elegíveis para a Taxonomia Europeia ou se destinem a investimentos na transição energética ou de modelo de negócio da empresa para atividades verdes;  

2 Setores económicos não financiados pelo novobanco: Armamento, Prostituição, Pornografia, Carvão (mineração e produção de energia) e Comércio de vida selvagem e espécies em vias de extinção

3 Fundos de Investimento, Seguros Financeiros e Produtos Estruturados

4 Redução do consumo de papel de fotocópia, decorrente da implementação do programa Phygital na rede comercial (iniciado em 2019) e da desmaterialização de processos nos serviços centrais

5 Emissões de GEE de âmbito 1 e 2 Grupo novobanco

6 Percentagem de colaboradores que usufruíram de pelo menos 2 iniciativas do programa por ano. Programa de iniciativas de promoção de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde mental e física, vida saudável, etc

7 Estudo anual de avaliação de riscos psicossociais à base de colaboradores do novobanco

8 Avaliação de nível de engagement de colaboradores realizado no âmbito do inquérito Pulse (% média de engagement dos colaboradores)

9 Net Promoter Score calculado para Clientes Particulares - BASEF

10 Dinamização de ações de voluntariado em áreas estratégicas de impacto social do banco. Cada colaborador poderá usufruir de 1 dia por ano para ações de voluntariado

11 Diretores de 1ª linha e Conselho de Administração Executivo

12 Disparidade Salarial entre géneros ponderada pela representatividade de cada Função de Desempenho   

13 Número de organizações com parcerias ativas e em dinamização pelo Banco

14 Fornecedores com fornecimentos recorrentes ao Grupo novobanco e faturação anual acima de 10 mil euros

 

O nosso modelo de dividendo social

Com base nos eixos ESG, definimos um modelo de Dividendo Social para 2022–2024 que integra as três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e de governance, que refletem a forma como desenvolvemos os  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este modelo tem como objetivo promover a adoção das melhores práticas de sustentabilidade e, assim, posicionarmo-nos como uma referência ESG em Portugal.

Modelo de Dividendo Social 2022–2024

 

 
Reduzimos o nosso impacto negativo: 

Estamos focados em reduzir o nosso impacto negativo sobre o meio ambiente e em promover uma economia mais sustentável e de baixo carbono, apoiando os nossos clientes nas suas jornadas de transição. Do nosso percurso de sustentabilidade ambiental, fazem parte os seguintes indicadores: 

  • Investimento verde (Milhões);
  • Setores excluídos de financiamento;
  • Produtos de investimento com características ESG;
  • Consumo de papel (ton);
  • Emissões de CO₂ das operações próprias (ton);

     

 
Promovemos o bem-estar: 

Gerimos o nosso negócio com base em critérios sociais, promovendo o bem-estar dos nossos colaboradores e contribuindo para o bem-estar financeiro das comunidades que servimos. O nosso desempenho social é efetuado pelos seguintes indicadores 

  • Bem estar social para colaboradores
  • Riscos Psicossociais - % colaboradores saudáveis;
  • Comprometimento dos colaboradores com o banco;
  • NPS (Net Promoter Score) dos clientes (pts);
  • Programa de voluntariado dos colaboradores (horas).

 

 
Defendemos um negócio sustentável:

Centramos a nossa atividade num modelo de negócio responsável com base em valores de equidade, igualdade de oportunidades e género, posicionando ainda a sustentabilidade na nossa cadeia de valor. O nosso desempenho é acompanhado pelos seguintes indicadores:

  • Mulheres em cargos de liderança sénior;
  • Disparidade salarial ajustada à função;
  • Parcerias com organizações que promovem o emprego de pessoas com incapacidade;
  • Fornecedores com avaliação de sustentabilidade;
  • Formação ESG para colaboradores (#horas).

 

Dividendo social