Compliance
Compliance
Objetivo
-
Assegurar a integridade da Instituição
Conflitos de interesse (relação comercial c/ contrapartes, abuso de mercado, insider trading), aprovação de novos produtos e serviços ("sign-off").
-
Assegurar a integridade na prestação de serviços e venda de produtos financeiros
Aconselhamento financeiro, serviços de corretagem, marketing e comunicação a clientes (transparência da informação), defesa e proteção dos clientes, etc.
-
Assegurar a integridade dos Colaboradores
Insider trading e abuso de informação privilegiada, conflitos de interesse, corrupção, incentivos recebidos ("Gift Policy"), códigos de ética e conduta, etc.
-
Assegurar a integridade dos Clientes
Branqueamento de Capitais, Financiamento de atividades terroristas, Tráficos diversos (drogas, humanos), Financiamentos de outras atividades moral e socialmente condenáveis (racismo, questões ambientais), outros crimes e fraudes.
Missão do Departamento de Compliance do novobanco
-
Promover que o Grupo novobanco em todas as suas entidades e colaboradores realize
o cumprimento no âmbito da sua atividade das exigências legais, regulamentares, estatutárias, operacionais, tutelares, éticas e de conduta que, a cada momento, lhes são aplicáveis, no quadro do ambiente de controlo e supervisão institucional definido pelas entidades reguladoras competentes e o normativo legal a que se encontram sujeitos;
-
Promover que o Grupo novobanco em todas as suas entidades e colaboradores realize
o contributo para o reforço da imagem, credibilidade e confiança pública no Grupo novobanco, atuando segundo princípios de máxima integridade, honestidade, diligência, competência, transparência e neutralidade.