Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Resolução alternativa de Litígios

 

Em caso de Iitígio de consumo, o cliente pode recorrer a um dos seguintes Centros de Arbitragem (que integram a Rede de Arbitragem de consumo): 

  • CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Confitos de Consumo 
  • CICAP- Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
  • CACCL - Centro de Arbitragem de Confitos de Consumo de Lisboa

A lista e os contactos destas entidades são disponibilizados pela Direção-Geral do Consumidor no Portal do Consumidor.

Em caso de litígio de consumo no âmbito dos contratos celebrados online, o cliente pode recorrer à Plataforma Eletrónica para Resolução de Litígios em Linha (ALL) ou à entidade de resolução alternativa de litígios de consumo do local do seu domicílio.

 

Resolução alternativa de litígios no âmbito da intermediação financeira

No dia 13 de novembro de 2023, foi assinado um Protocolo sobre Mecanismos de Resolução Alternativa de Litígios (“RAL”) entre o novobanco e a CMVM.

Os mecanismos de RAL têm como objetivo a resolução de conflitos de forma mais acessível, rápida, simples e, tendencialmente, pouco dispendiosa, comparativamente com o recurso aos meios judiciais.

Assim, na qualidade de intermediário financeiro, o novobanco através deste protocolo aceita o recurso a mecanismos de RAL, sempre que o litígio diga respeito a atividades de intermediação financeira, conforme definidas no artigo 289.º do Código dos Valores Mobiliários e o montante em litígio não ultrapasse os 15.000€ (quinze mil euros), caso a pretensão do cliente consumidor,  na qualidade de investidor não profissional, não tenha sido integralmente atendida em sede de reclamação prévia apresentada pelo mesmo junto do novobanco e da CMVM.

Os clientes podem recorrer aos seguintes Centros de Arbitragem da Rede de Arbitragem de Consumo aderentes ao Protocolo:

Os contactos destes Centros de Arbitragem são disponibilizados pela Direção Geral do Consumidor, no Portal do Consumidor (www.consumidor.pt).

Para mais informação consulte o site da CMVM em www.cmvm.pt.