Skip to main content
COVID-19:
Planeamento Financeiro: 1º passo para uma poupança com sucesso

Planeamento Financeiro: 1º passo para uma poupança com sucesso

O planeamento financeiro é uma forma de delinearmos, passo a passo, uma rota que nos permita concretizar a vertente financeira dos nossos objetivos de vida. Num plano mais concreto, um planeamento financeiro ajuda-nos a controlar e a gerir os nossos rendimentos, as nossas despesas e os nossos investimentos, por forma a que o nosso património financeiro seja suficiente para alcançarmos determinados objetivos, como sejam comprar uma casa, pagar os estudos dos nossos filhos, ultrapassar situações de crise (como a atual), ou constituir um complemento de reforma.

Este último objetivo, pela sua importância para a nossa qualidade de vida, numa altura em que a nossa capacidade de obter rendimentos derivados do nosso trabalho é mais reduzida, é aquele em que os benefícios de planearmos o nosso futuro financeiro são mais evidentes. Adicionalmente, o planeamento da reforma envolve lidar com a incógnita mais difícil de prever, ou seja, quanto tempo irá durar.

Qual a importância de ter um "Fundo de Emergência"

De modo a que o seu plano financeiro não sofra um descarrilamento provocado pela necessidade de fazer face a algum tipo de despesa avultada e inesperada, é fundamental constituir um Fundo de Emergência.

A generalidade dos profissionais de aconselhamento financeiro sugerem que este fundo de emergência cubra, pelo menos, três meses das despesas totais do aglomerado familiar. No entanto, este valor pode variar consoante as preferências e o nível de rendimento de cada um. Em primeiro lugar, devemos calcular quais são as nossas despesas mensais "obrigatórias": a prestação do crédito habitação ou a renda da casa, as contas de serviços, como água e eletricidade, créditos automóvel ou pessoais, etc. O fundo de emergência deverá ser suficiente para cobrir estas despesas durante, no mínimo, três meses.

Plano de Poupança por Objetivos: "Pague a si próprio" em primeiro lugar

A forma ideal de implementarmos o nosso plano financeiro é a definição de um plano de poupanças por objetivos baseado na "automatização" das transferências da nossa conta à ordem para uma conta de poupança e ou investimento.

Estas transferências automáticas permitem-nos "pagar a nós próprios antes de pagar as nossas contas", manter a disciplina necessária para pouparmos regularmente e usufruir do maior motor de crescimento das nossas poupanças: a capitalização dos juros.

Online, por telefone ou no Balcão

Pode gerir as suas poupanças como quiser. A escolha é sua.

Online

Através do NBnet ou NB smarter

Telefone

Fale connosco

Presencialmente

Escolha o Balcão mais conveniente.

Temas relacionados