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Colaboradores
colaboradores em dezembro 2023
Mulheres
Homens
com idades entre
os 30-50 anos
com contrato
de trabalho efetivo
O nosso capital humano é o resultado de uma aposta num conjunto de iniciativas que nos permite captar novos talentos e reter os já existentes. Um modelo que se materializa em quatro etapas:
Captação de talento
Programa de estágios que visa atrair novos talentos, em início de carreira profissional. Através destas iniciativas procuramos dar resposta às necessidades de recrutamento e rejuvenescimento dos quadros do Banco, e proporcionar oportunidades de carreira e de fixação em regiões onde a oferta de trabalho é mais reduzida:
Programa Talento Atrai Talento: Programa anual de estágios remunerados para jovens recém-licenciados ou com mestrado, a ser desempenhado nos departamentos centrais e nas áreas comerciais, com uma duração de 6 ou 12 meses.
Estágios de verão: Primeiro contacto de jovens com a vida ativa durante os meses de verão. Com a duração de um mês, destina-se a jovens com formação em Economia, Gestão, Matemática, Direito, Engenharias ou Comunicação para exercerem funções em diversas áreas do Banco.
Mobilidade interna
Promovemos a evolução da carreira dos nossos colaboradores ao longo do seu percurso profissional. Para isso, disponibilizamos um programa de mobilidade interna que potencia a valorização do capital humano do Banco bem como o progresso individual.
Avaliação de desempenho
Avaliamos transversalmente todos os colaboradores e disponbilizamos um programa de desenvolvimento pessoal, que permite a cada colaborador definir os seus objetivos de melhoria contínua no exercício da sua função, e que está disponível no Portal dos Colaboradores.
Formação
Reforçamos continuamente os conhecimentos dos nossos colaboradores, promovendo a sua retenção, contribuindo para o seu reconhecimento e garantindo as competências necessárias para a concretização dos nossos objetivos.
Porque acreditamos num mundo igualitário, adotamos políticas efetivas de igualdade de tratamento de oportunidades entre homens e mulheres, de conciliação da vida pessoal, familiar e profissional e de valorização profissional. Estas políticas foram definidas com base nos princípios do Global Compact da Organização das Nações Unidas, Declaração Universal dos Direitos Humanos e Diretrizes OCDE.
Igualdade de género, de oportunidades e de inclusão
Estabelecemos medidas que promovem a inclusão e a igualdade, com maior atenção nos cargos de decisão e gestão. Neste sentido, destacamos as seguintes iniciativas:
36,7 % género feminino no quadro diretivo
2,7%* pessoas com deficiência ou incapacidade atestada
valor acima do indicado na Lei n.º 4/2019, que estabelece o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência.
Consulte a nossa Política de Não Discriminicação e Igualdade de Oportunidades e a Política de Direitos Humanos.
Sabemos que colaboradores felizes são colaboradores mais motivados e, por isso, procuramos identificar os principais desafios e encontrar respostas que ajudem a melhorar a conciliação entre a vida profissional e privada. Nesse sentido, disponibilizamos um conjunto de iniciativas, que pretendem contribuir para a satisfação dos colaboradores e para a gestão e retenção de talentos.
Estamos ao lado dos nossos colaboradores em várias fases das suas vidas, disponibilizando um conjunto de medidas que têm um impacto positivo em termos de poupança e satisfação pessoal. Assim, ao abrigo do Programa de Responsabilidade Social Interna atribuímos os seguintes benefícios:
O bem-estar físico, psíquico e social dos colaboradores está entre as nossas prioridades. Melhorar a sua experiência, promover o seu bem-estar holístico, através de um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, e mitigar os riscos de saúde são os nossos objetivos.
Programa 5+: com cinco objetivos: +saúde física, +saúde mental, +bem-estar, +equilíbrio, +felicidade, este programa tem como finalidade cuidar e promover do bem-estar dos colaboradores proporcionando, através de um conjunto de iniciativas, experiências de bem-estar em diversas dimensões: saúde, alimentação, exercício físico, gestão emocional, família e lar, relações interpessoais, imagem pessoal, cultura e lazer.
Disponibilização de serviços clínicos: disponibilizamos a todos os colaboradores e a empresas do Grupo, serviços de saúde próprios, através de serviços clínicos existentes em Lisboa, no Porto e no Tagus Park. Uma orientação estratégica que ultrapassa o simples cumprimento das obrigações legais, e que inclui ainda as seguintes valências: