atualização de dados pessoais
Atualize os seus dados pessoais de forma rápida e segura.
Mantenha permanentemente os seus dados atualizados
Para garantir a segurança, assegurar uma comunicação eficaz e um serviço de excelência, é importante manter os seus dados atualizados.
De forma simples, segura e totalmente online, basta escolher a forma como o pretende fazer.
Atualizar os meus dados pessoais
Canais Digitais
Site novobanco
Porquê atualizar os dados?
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Obrigação Legal
É uma obrigação legal e regulamentar ter os dados atualizados.
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Segurança
É importante para prevenir de forma mais eficiente possíveis riscos.
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Melhor Serviço
Com a informação atualizada, a comunicação será mais eficaz e melhor será o nível de serviço.
Quando atualizar os dados?
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Quando existir alguma alteração nos seus dados
Sempre que alterar um dado pessoal, como por exemplo morada, profissão, entidade empregadora, contactos, deverá tomar a iniciativa de atualizar junto do banco.
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Quando receber uma comunicação do banco
O banco comunicará aos seus clientes sempre que exista a necessidade de verificar, confirmar ou atualizar algum dado. Dependendo do seu perfil de cliente, e considerando a legislação em vigor, poderá ser necessário atualizar todos os anos ou a cada 5 anos.
Como atualizar os dados?
Poderá atualizar os seus dados nos vários canais do novobanco. A forma mais simples será sempre utilizar os canais digitais. Existem alguns casos em que os dados terão que ser atualizados ou será necessário entregar comprovativos no balcão. Estes casos serão sempre comunicados.
Por isso, comece pelos canais digitais e siga as instruções.
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Canais Digitais
Atualização através do novobanco Online ou da App e com o uso da Chave Móvel Digital ou por Video-chamada.
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Site novobanco
Atualização através do site novobanco e com o uso da Chave Móvel Digital para titulares e não titulares.
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Balcões novobanco
Atualização presencial num dos nossos balcões.
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Linha Direta
Atualização através do número 707 247 365.
Que tipos de dados posso atualizar por canal?
Tem várias formas de atualizar os seus dados. Consulte na tabela em baixo que tipo de dado pode atualizar, em que canal e que necessidade de apresentação de comprovativo existe.
Tipo de Dado | Canais / Site | Entrega de documento comprovativo | Documentos comprovativos aceites | |
Identificação |
Cartão de Cidadão
| Canais Digitais (através de Chave Móvel Digital), de upload de cartão de cidadão, ou Balcão |
Sim em Balcão
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Cartão de Cidadão
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Bilhete de Identidade | Balcão | Sim | Bilhete de Identidade | |
Passaporte | Balcão | Sim | Passaporte | |
Outros | Balcão | Sim | Respetivo Documento | |
Morada Fiscal | Canais Digitais, Balcão, Linha Direta | Sim em Balcão e Linha Direta* | Recibo da Água /Luz/ Pacote Comunicações (com data inferior a 1 ano) | |
Contactos | Canais Digitais, Balcão, Linha Direta | Sim em Linha Direta* | Nº de Adesão e Pin | |
Dados Profissionais
| Canais Digitais, Balcão, Linha Direta | Sim em Balcão e Linha Direta* |
Recibo Vencimento (com data inferior a 1 ano)
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* Linha Direta: Os dados de contactos, morada e profissão para clientes autenticados (adesão + pin). Os dados de morada e profissão são alterados mediante o envio de um comprovativo por correio ou email.
Conheça um pouco mais de detalhe da atualização nos canais digitais
Conheça mais ao detalhe os requisitos e os tipos de dados relacionados com a atualização de dados nos canais digitais.
Requisitos para atualização dos dados através dos Canais Digitais
acesso
aos Canais Digitais
cartão de cidadão
já registado no novobanco
Morada de residência
em Portugal
Que dados posso atualizar nos Canais Digitais
Dados de identificação
- Naturalidade
- Estado civil
- Telemóvel
- Outras nacionalidades
Moradas
- Morada Residência Permanente e Morada Fiscal
- Posse de casa própria
- Posse de 2ª habitação
- Nº pessoas do agregado familiar
- 1º ano na morada atual
- Outras residências fiscais
Dados profissionais
- Situação profissional
- Profissão
- Entidade Patronal
- Vínculo laboral
- Data do vínculo laboral
- Habilitações Literárias e Área Escolar
- Cargos públicos
Tem dúvidas?
De acordo com o estipulado na Lei 83/2017, de 18 agosto e no Aviso do Banco de Portugal nº 2/2018, de 26 de setembro, as instituições financeiras são obrigadas a deter informação completa e permanentemente atualizada dos seus clientes. Neste contexto, o novobanco tem vindo a efetuar contactos (email, sms), com o intuito de sensibilizar os clientes para esta obrigatoriedade.
Não. Os clientes que possuem bilhete de identidade vitalício não têm de ter cartão de cidadão.
Sim, a alteração do documento de identificação pode ser feita presencialmente, apresentando o documento físico, ou em alterativa utilizando a Chave Móvel Digital no novobanco Online ou na App.
Clientes que cumpram, cumulativamente, os seguintes requisitos: possuam cartão de cidadão já registado no banco, morada de residência em Portugal e com acesso aos canais digitais.
Podem ser atualizados os seguintes campos: dados de identificação, moradas, contactos, dados profissionais e cargos políticos ou públicos.
Desde setembro de 2021 que é possível atualizar os dados na App e no novobanco Online para clientes nacionais, com morada de residência em Portugal e que possuam os canais digitais ativos. Para os restantes clientes será necessário atualizar os dados junto do Balcão.
Atualização de dados pessoais
Simples, rápido e seguro