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Quer abrir um negócio? Saiba o que tem de fazer

EMPREENDEDORISMO
08/06/2024
10 min. leitura

Sonha em criar o seu próprio negócio, mas não sabe bem por onde começar? Descubra o que tem de fazer para abrir uma empresa em Portugal.

 

Já tem uma ideia de negócio? Ótimo. Agora, é importante fazer uma análise ao mercado e definir um plano de negócios. Apenas depois pode começar a olhar para as burocracias. Pode parecer complicado, mas não é uma missão impossível. Explicamos-lhe passo a passo como criar o seu negócio.

 

 

Como criar uma empresa: passo a passo

Antes de investir tempo, energia e recursos significativos, deve começar por validar se a sua ideia tem potencial de mercado, se é financeiramente viável e se realmente resolve um problema ou satisfaz uma necessidade dos consumidores.

Faça uma pesquisa de mercado

 

Comece com uma análise abrangente para compreender as necessidades dos seus potenciais clientes, o tamanho do mercado e a concorrência. Faça pesquisas, entrevistas e questionários e procure recolher insights junto do seu público-alvo. 

Vamos a um exemplo?

Imagine que tem interesse em abrir uma loja de produtos ecológicos em Lisboa, focada em oferecer alternativas sustentáveis para o dia a dia, desde alimentos a produtos de limpeza. Uma pesquisa de mercado para esta ideia de negócio poderia ser estruturada da seguinte forma: 

  • Objetivo da pesquisa: 


    Avalie a procura por uma loja de produtos ecológicos em Lisboa, identificando as preferências e comportamentos de compra dos consumidores locais, e mapeie a concorrência no segmento de mercado. 

  • Metodologia: 


    A pesquisa deverá passar pela realização de inquéritos online e entrevistas presenciais com potenciais consumidores nas zonas comerciais de Lisboa. Em paralelo, deve mapear a concorrência no segmento de mercado escolhido.  

  • Análise de concorrência:


    Identifique outras lojas de produtos da mesma categoria, analisando a variedade e tipo de oferta, o intervalo de preços, a localização, os comentários e avaliações de clientes em plataformas como o Google Reviews e redes sociais, bem como pontos fortes e áreas a melhorar. 

     

  • Análise de resultados: 


    Após a recolha e análise das respostas e informações, identifique tendências e oportunidades que possam influenciar decisões sobre a localização ideal para a loja, a gama de produtos, a estratégia de preço e os serviços adicionais que possam ajudar a diferenciar a sua oferta. 

     

 

Com base nos resultados desta pesquisa, poderá afinar o conceito da sua loja de forma a responder melhor às necessidades e expectativas do seu público-alvo, posicionando-se de forma estratégica no mercado local.

 

Avalie a viabilidade do negócio

 

Depois de perceber o mercado, deve verificar se a sua ideia de negócio é ou não sustentável economicamente. Para isso, deverá fazer uma análise financeira preliminar, incluindo os custos de inicialização, preços, margens de lucro esperadas e ponto de equilíbrio.

Vamos às contas?

Continuando com o exemplo da loja de produtos ecológicos, vamos calcular quais poderiam ser os montantes a considerar no investimento inicial, bem como os custos mensais. 

Com um lucro bruto mensal de 3.700 euros, o negócio mostra-se não só viável, mas promissor. O ponto de equilíbrio seria alcançado rapidamente, permitindo que o investimento inicial de 20 mil euros seja recuperado em aproximadamente 5,5 meses.

Faça um plano de negócio


Agora que já confirmou que a sua ideia é viável e promissora, precisa de dedicar algum tempo à criação do seu plano de negócio. Lembre-se, este é um passo importante que ajudará a definir os seus objetivos e as estratégias para os alcançar.

 

Por outro lado, um plano de negócios bem detalhado pode ajudar a ganhar a confiança de investidores, aumentando significativamente as hipóteses de obter um financiamento. Através da análise de mercado e do planeamento financeiro, o plano de negócios permite que os empreendedores identifiquem riscos potenciais antes que eles se tornem problemas reais, permitindo a implementação de estratégias de mitigação dos riscos.

 

Embora não exista um formato obrigatório, a experiência e a prática de mercado têm mostrado que certos capítulos são fundamentais para compreender, avaliar e comunicar eficazmente a proposta de valor e o potencial de uma empresa.

 

Mas como criar um plano de negócios?

Para ajudar nesta tarefa, sugerimos um conjunto de capítulos que podem servir como uma estrutura base para o seu plano de negócios. Estes capítulos abrangem desde o resumo executivo até às análises de mercado, estratégias financeiras e muito mais. Contudo, a ordem, a profundidade e até a presença de cada um desses capítulos poderá ser sempre ajustada, para melhor se alinhar com as necessidades e objetivos específicos do seu negócio.

  • Sumário executivo

    Uma visão geral do plano de negócios, que inclui a missão da empresa, o produto ou serviço oferecido, informações básicas sobre a equipa de gestão, colaboradores e localização, bem como um resumo das projeções financeiras.

  • Descrição da empresa

    Os detalhes sobre a natureza do negócio, a estrutura legal, a história, os objetivos principais, e como planeia alcançá-los.

  • Análise de mercado

    Uma avaliação detalhada do setor, incluindo tamanho do mercado, taxa de crescimento, tendências, e análise da concorrência, assim como o perfil do público-alvo.

  • Organização e Gestão

     A estrutura organizacional da empresa, os detalhes sobre a equipa de gestão, as suas experiências e como estas contribuem para o sucesso do negócio.

  • Gama de produtos ou serviços

    Descrição dos produtos ou serviços oferecidos, detalhando os benefícios para os clientes, o ciclo de vida do produto e qualquer pesquisa e desenvolvimento em curso.

  • Plano de Marketing e vendas

    Estratégias para atrair e reter clientes, incluindo precificação, promoções, vendas, e como o produto ou serviço será distribuído no mercado.

  • Plano Financeiro

    Projeções financeiras detalhadas, incluindo demonstrações de resultado previstas, balanços, análises de fluxo de caixa para os próximos anos e previsão de ponto de equilíbrio

Pode ainda incluir, em apêndice, informações complementares, como currículos da equipa de gestão, detalhes técnicos dos produtos, estudos de mercado, licenças, patentes e qualquer outro documento que suporte as informações contidas no plano.

Para que nada lhe escape, recorra às ferramentas disponibilizadas pelo IAPMEI. 

Vai ser o único dono ou vai ter sócios?


Outra decisão que terá de tomar antes de criar uma  empresa em Portugal é a forma jurídica que esta vai adotar. Há várias opções que dependem, entre outras coisas, se o negócio é só de uma pessoa ou se há vários sócios.

 

Veja as opções: 

 

  • Empresário em Nome Individual (ENI):

    Indicado para negócios individuais, em que o empresário é o único responsável pela gestão e operação da empresa.

     

    ➕  Vantagens
    Simplicidade e menor custo de constituição e gestão.


    ➖  Desvantagens
    Responsabilidade ilimitada pelas dívidas.

  • Sociedade por Quotas (Lda.): 

    Sociedade comercial em que o capital social é dividido por quotas, e os sócios têm responsabilidade limitada ao valor das suas quotas. É a forma mais comum de sociedade comercial em Portugal, adequada para pequenas e médias empresas.

     

    ➕  Vantagens 
    Responsabilidade dos sócios limitada e flexibilidade na gestão.
     

    ➖  Desvantagens
    Maior complexidade e custos de constituição em comparação com o ENI.

  • Sociedade Anónima (S.A.): 

    Capital social dividido em ações, que podem ser transacionadas livremente (sujeito às regras da sociedade). É adequada para grandes empresas, podendo atrair investimento público através da bolsa de valores.


    ➕  Vantagens
    Capacidade de captar grandes volumes de capital e responsabilidade dos acionistas limitada ao valor das ações.


    ➖  Desvantagens
    Elevada complexidade e custos de constituição e operação, além de um maior rigor regulatório. 

  • Sociedade Unipessoal por Quotas:

    Similar à sociedade por quotas, mas constituída por um único sócio.

     

    ➕  Vantagens
    Responsabilidade limitada do sócio e maior simplicidade na gestão quando comparada com a S.A.


    ➖  Desvantagens
    Mais complexa e dispendiosa que o regime ENI.

Cada tipo de empresa tem requisitos específicos de constituição, gestão, fiscalidade e responsabilidade dos sócios ou empresários. A escolha do tipo de empresa depende de vários fatores, incluindo o tamanho do negócio, o número de proprietários ou investidores envolvidos, a capacidade de investimento inicial e o nível de risco que os proprietários estão dispostos a assumir.

Por isso, antes de tomar uma decisão, consulte um especialista em direito comercial ou um contabilista certificado. 

Explore as fontes de financiamento

 

 

Para abrir uma empresa, é preciso dinheiro. Se foi poupando ao longo dos anos e acumulou o capital necessário para avançar, esta parte não é para si. Mas, para a maioria, abrir um negócio significa pedir financiamento, seja ao banco ou a investidores.

 

 

 

  • Crédito bancário

    Esta poderá ser a forma mais recorrente para captar dinheiro. Da mesma forma que faz quando contrata um crédito habitação, num empréstimo para a sua empresa deve ver as condições e as taxas de juro oferecidas pelos vários bancos e escolher a solução mais competitiva para o seu caso.

     

  • Capital de risco e business angels

    O capital de risco ou “private equity” investe em empresas emergentes, onde identificam grande potencial de crescimento, exigindo em troca uma participação no capital e uma voz ativa na gestão. Já os business angels investem em negócios que estão ainda numa fase embrionária, em troca de uma posição no capital.

     

  • Crowdfunding

    É um tipo de investimento colaborativo. Basicamente, pede a um grupo de pessoas ou investidores que contribuam para a criação da sua empresa, através de uma campanha de levantamento de fundos, colocando uma meta de capital.

     

    Para ser bem sucedido, é preciso fazer uma boa apresentação da sua ideia de negócio e lançar a campanha numa plataforma de crowdfunding.

Existem ainda uma série de apoios e fundos europeus aos quais pode recorrer, tais como:
 

✔️ Soluções de financiamento com apoio público – IAPMEI

✔️ Apoios à Criação do Próprio Emprego do IEFP

✔️ Fundos do Portugal 2030

✔️ Fundos do Plano de Recuperação e Resiliência

 

Para que nada lhe escape, recorra às ferramentas disponibilizadas pelo IAPMEI. 

Quais os custos de abrir uma empresa?

Para que tenha uma ideia dos gastos iniciais envolvidos com a abertura da sua empresa, deixamos aqui os principais custos. Note que são exemplificativos e que deve verificar se não sofreram alguma alteração:

 

 

✔️ Registo da empresa através da Empresa na Hora: 360 euros

✔️ Com marca associada com uma classe de produtos ou serviços: 200 euros

✔️ Por cada classe adicional: 44 euros

 

Se o capital social for realizado por entradas noutros bens que não dinheiro:

 

✔️ Por cada imóvel, quota ou participação social: 50 euros

✔️ Por cada bem móvel: 30 euros

✔️ Por cada ciclomotor, motociclo, triciclo ou quadriciclo com cilindrada não superior a 50 cm3 (até ao máximo de 30.000 euros): 20 euros/veículo

Criar uma empresa em 60 minutos? Sim, é possível

Sabia que também pode formalizar a abertura da sua empresa pela Internet?

 

Só precisa de aceder ao serviço “Empresa Online”, disponível no Balcão do Empreendedor, no Portal do Cidadão, com o seu cartão de cidadão e a assinatura digital ativa. Aqui, é possível constituir sociedades anónimas, por quotas ou unipessoais por quotas. 

 

Se preferir, também pode realizar o processo presencialmente, através do serviço "Empresa na Hora" disponível nas lojas de cidadão e balcões do Instituto de Registos e Notariado. Este serviço ajuda a simplificar todo o processo, pois dispõe de listas de firmas e pactos sociais pré-aprovados que agilizam a criação de uma empresa. Pode concluir todo o processo em 60 minutos.

Na hora do registo, terá de escolher o nome da sua empresa, que será diferente do nome comercial, além de definir o pacto social, onde estão as regras, os sócios, a sede, a atividade, o capital social, etc. 

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