Sonha em criar o seu próprio negócio, mas não sabe bem por onde começar? Descubra o que tem de fazer para abrir uma empresa em Portugal.
Já tem uma ideia de negócio? Ótimo. Agora, é importante fazer uma análise ao mercado e definir um plano de negócios. Apenas depois pode começar a olhar para as burocracias. Pode parecer complicado, mas não é uma missão impossível. Explicamos-lhe passo a passo como criar o seu negócio.
Antes de investir tempo, energia e recursos significativos, deve começar por validar se a sua ideia tem potencial de mercado, se é financeiramente viável e se realmente resolve um problema ou satisfaz uma necessidade dos consumidores.
Comece com uma análise abrangente para compreender as necessidades dos seus potenciais clientes, o tamanho do mercado e a concorrência. Faça pesquisas, entrevistas e questionários e procure recolher insights junto do seu público-alvo.
Avalie a procura por uma loja de produtos ecológicos em Lisboa, identificando as preferências e comportamentos de compra dos consumidores locais, e mapeie a concorrência no segmento de mercado.
A pesquisa deverá passar pela realização de inquéritos online e entrevistas presenciais com potenciais consumidores nas zonas comerciais de Lisboa. Em paralelo, deve mapear a concorrência no segmento de mercado escolhido.
Identifique outras lojas de produtos da mesma categoria, analisando a variedade e tipo de oferta, o intervalo de preços, a localização, os comentários e avaliações de clientes em plataformas como o Google Reviews e redes sociais, bem como pontos fortes e áreas a melhorar.
Após a recolha e análise das respostas e informações, identifique tendências e oportunidades que possam influenciar decisões sobre a localização ideal para a loja, a gama de produtos, a estratégia de preço e os serviços adicionais que possam ajudar a diferenciar a sua oferta.
Com base nos resultados desta pesquisa, poderá afinar o conceito da sua loja de forma a responder melhor às necessidades e expectativas do seu público-alvo, posicionando-se de forma estratégica no mercado local.
Depois de perceber o mercado, deve verificar se a sua ideia de negócio é ou não sustentável economicamente. Para isso, deverá fazer uma análise financeira preliminar, incluindo os custos de inicialização, preços, margens de lucro esperadas e ponto de equilíbrio.
Vamos às contas?
Continuando com o exemplo da loja de produtos ecológicos, vamos calcular quais poderiam ser os montantes a considerar no investimento inicial, bem como os custos mensais.
Com um lucro bruto mensal de 3.700 euros, o negócio mostra-se não só viável, mas promissor. O ponto de equilíbrio seria alcançado rapidamente, permitindo que o investimento inicial de 20 mil euros seja recuperado em aproximadamente 5,5 meses.
Agora que já confirmou que a sua ideia é viável e promissora, precisa de dedicar algum tempo à criação do seu plano de negócio. Lembre-se, este é um passo importante que ajudará a definir os seus objetivos e as estratégias para os alcançar.
Para ajudar nesta tarefa, sugerimos um conjunto de capítulos que podem servir como uma estrutura base para o seu plano de negócios. Estes capítulos abrangem desde o resumo executivo até às análises de mercado, estratégias financeiras e muito mais. Contudo, a ordem, a profundidade e até a presença de cada um desses capítulos poderá ser sempre ajustada, para melhor se alinhar com as necessidades e objetivos específicos do seu negócio.
Uma visão geral do plano de negócios, que inclui a missão da empresa, o produto ou serviço oferecido, informações básicas sobre a equipa de gestão, colaboradores e localização, bem como um resumo das projeções financeiras.
Os detalhes sobre a natureza do negócio, a estrutura legal, a história, os objetivos principais, e como planeia alcançá-los.
Uma avaliação detalhada do setor, incluindo tamanho do mercado, taxa de crescimento, tendências, e análise da concorrência, assim como o perfil do público-alvo.
A estrutura organizacional da empresa, os detalhes sobre a equipa de gestão, as suas experiências e como estas contribuem para o sucesso do negócio.
Descrição dos produtos ou serviços oferecidos, detalhando os benefícios para os clientes, o ciclo de vida do produto e qualquer pesquisa e desenvolvimento em curso.
Estratégias para atrair e reter clientes, incluindo precificação, promoções, vendas, e como o produto ou serviço será distribuído no mercado.
Projeções financeiras detalhadas, incluindo demonstrações de resultado previstas, balanços, análises de fluxo de caixa para os próximos anos e previsão de ponto de equilíbrio
Pode ainda incluir, em apêndice, informações complementares, como currículos da equipa de gestão, detalhes técnicos dos produtos, estudos de mercado, licenças, patentes e qualquer outro documento que suporte as informações contidas no plano.
Para que nada lhe escape, recorra às ferramentas disponibilizadas pelo IAPMEI.
Indicado para negócios individuais, em que o empresário é o único responsável pela gestão e operação da empresa.
➕ Vantagens
Simplicidade e menor custo de constituição e gestão.
➖ Desvantagens
Responsabilidade ilimitada pelas dívidas.
Sociedade comercial em que o capital social é dividido por quotas, e os sócios têm responsabilidade limitada ao valor das suas quotas. É a forma mais comum de sociedade comercial em Portugal, adequada para pequenas e médias empresas.
➕ Vantagens
Responsabilidade dos sócios limitada e flexibilidade na gestão.
➖ Desvantagens
Maior complexidade e custos de constituição em comparação com o ENI.
Capital social dividido em ações, que podem ser transacionadas livremente (sujeito às regras da sociedade). É adequada para grandes empresas, podendo atrair investimento público através da bolsa de valores.
➕ Vantagens
Capacidade de captar grandes volumes de capital e responsabilidade dos acionistas limitada ao valor das ações.
➖ Desvantagens
Elevada complexidade e custos de constituição e operação, além de um maior rigor regulatório.
Similar à sociedade por quotas, mas constituída por um único sócio.
➕ Vantagens
Responsabilidade limitada do sócio e maior simplicidade na gestão quando comparada com a S.A.
➖ Desvantagens
Mais complexa e dispendiosa que o regime ENI.
Cada tipo de empresa tem requisitos específicos de constituição, gestão, fiscalidade e responsabilidade dos sócios ou empresários. A escolha do tipo de empresa depende de vários fatores, incluindo o tamanho do negócio, o número de proprietários ou investidores envolvidos, a capacidade de investimento inicial e o nível de risco que os proprietários estão dispostos a assumir.
Por isso, antes de tomar uma decisão, consulte um especialista em direito comercial ou um contabilista certificado.
Esta poderá ser a forma mais recorrente para captar dinheiro. Da mesma forma que faz quando contrata um crédito habitação, num empréstimo para a sua empresa deve ver as condições e as taxas de juro oferecidas pelos vários bancos e escolher a solução mais competitiva para o seu caso.
O capital de risco ou “private equity” investe em empresas emergentes, onde identificam grande potencial de crescimento, exigindo em troca uma participação no capital e uma voz ativa na gestão. Já os business angels investem em negócios que estão ainda numa fase embrionária, em troca de uma posição no capital.
É um tipo de investimento colaborativo. Basicamente, pede a um grupo de pessoas ou investidores que contribuam para a criação da sua empresa, através de uma campanha de levantamento de fundos, colocando uma meta de capital.
Para ser bem sucedido, é preciso fazer uma boa apresentação da sua ideia de negócio e lançar a campanha numa plataforma de crowdfunding.
Existem ainda uma série de apoios e fundos europeus aos quais pode recorrer, tais como:
✔️ Soluções de financiamento com apoio público – IAPMEI
✔️ Apoios à Criação do Próprio Emprego do IEFP
✔️ Fundos do Portugal 2030
✔️ Fundos do Plano de Recuperação e Resiliência
Para que nada lhe escape, recorra às ferramentas disponibilizadas pelo IAPMEI.
Para que tenha uma ideia dos gastos iniciais envolvidos com a abertura da sua empresa, deixamos aqui os principais custos. Note que são exemplificativos e que deve verificar se não sofreram alguma alteração:
Sabia que também pode formalizar a abertura da sua empresa pela Internet?
Só precisa de aceder ao serviço “Empresa Online”, disponível no Balcão do Empreendedor, no Portal do Cidadão, com o seu cartão de cidadão e a assinatura digital ativa. Aqui, é possível constituir sociedades anónimas, por quotas ou unipessoais por quotas.
Se preferir, também pode realizar o processo presencialmente, através do serviço "Empresa na Hora" disponível nas lojas de cidadão e balcões do Instituto de Registos e Notariado. Este serviço ajuda a simplificar todo o processo, pois dispõe de listas de firmas e pactos sociais pré-aprovados que agilizam a criação de uma empresa. Pode concluir todo o processo em 60 minutos.
Na hora do registo, terá de escolher o nome da sua empresa, que será diferente do nome comercial, além de definir o pacto social, onde estão as regras, os sócios, a sede, a atividade, o capital social, etc.