Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

IFAP assegura que dará resposta a todas as candidaturas ao PU2024

O Pedido Único (PU) é uma ferramenta centralizadora das candidaturas aos pagamentos diretos no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) – processo da responsabilidade do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP). 

As candidaturas ao PU em 2023 encerraram no mês de julho. A Ministra da Agricultura à data, Maria do Céu Antunes, anunciou em novembro que os pagamentos estavam atrasados e que, em 2023, apenas 50% seriam realizados, sendo o restante efetuado em 2024. Além dos atrasos, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), foram previstos apenas 10 mil hectares para a área de reconversão para agricultura biológica, enquanto a área que pediu apoio ao PU 2023 foi de 290 mil hectares.

Com isso, o governo anunciou cortes no pagamento aos agricultores na ordem dos 35%, afetando agricultores candidatos aos ecorregimes: agricultura biológica e produção integrada. No entanto, o governo recuou na decisão, anunciando que os agricultores iriam ser pagos na totalidade – pagamentos que se realizaram nos meses de fevereiro e março de 2024.

O primeiro ano de pagamentos caracterizou-se, assim, por ser um período atribulado. O Presidente do IFAP, Rui Martinho, afirmou em comunicado ao Jornal Vida Económica que a campanha do PU 2023 foi, de longe, uma situação fora do normal. O IFAP garante que os problemas de 2023 não deverão repetir-se em 2024 e que serão capazes de dar resposta a todas as candidaturas. As candidaturas ao PU 2024 encerraram a 21 de junho.

Newsletters AGRO