Skip to main content

Cartões bancários: tipos e estratégias para um uso inteligente

CONTAS E DEPÓSITOS
31/01/2025
5 min. leitura

Já parou para pensar como um simples cartão de pagamento pode ser a chave para a sua independência financeira? Mas com tantas opções disponíveis, como saber qual é o mais adequado para as suas necessidades? Vamos desvendar!

 

  1. Faça um teste: quando abre a carteira quantos cartões de pagamento tem guardados? Provavelmente mais do que imaginava. Se está agora a dar os primeiros passos rumo à independência financeira, é importante que não se perca. Por isso, explicamos-lhe os diferentes tipos de cartões de pagamento e como utilizá-los.

Há um cartão bancário para cada situação

 

Cada cartão bancário tem uma função específica que responde a diferentes necessidades. Fique a saber:

 

Cartão de débito: para o dia a dia

O cartão de débito está associado a uma conta de depósito à ordem e é utilizado para movimentar essa conta. Com este instrumento pode fazer pagamentos, levantar dinheiro, consultar o saldo bancário e realizar transferências.

 

Quando faz um pagamento ou uma compra, o valor é automaticamente retirado ao saldo da conta bancária. Ou seja, só é possível gastar o valor que tem disponível em qualquer caixa ATM, em Portugal ou no estrangeiro.

Vantagens:

 

  1. São amplamente aceites em restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais, permitindo pagamentos rápidos e seguros;
  2. Oferecem maior controlo das finanças, uma vez que apenas pode gastar o saldo disponível;
  3. Permitem levantar dinheiro em qualquer caixa ATM em Portugal ou no estrangeiro, sem custos adicionais na zona euro, dentro de determinados limites diários, por questões de segurança;
  4. Possibilitam a realização de compras online, sendo necessário a adesão ao serviço 3D secure, para autenticar as compras.

Desvantagens:

 

  1. Não têm uma linha de crédito associada;
  2. Se não houver saldo disponível, a compra é recusada.

Ideal para:

Utilizar no dia a dia (alimentação, transportes e compras do dia a dia), mantendo as finanças sob controlo.

Cuidados a ter:

Verifique regularmente o extrato bancário para acompanhar os gastos e identificar transações não autorizadas.

O que é o 3D secure?

 

  1. É um sistema que dá mais segurança para fazer compras online, garantindo que o pagamento é realizado pelo titular da conta. Para utilizá-lo, basta inserir o código de validação enviado por SMS no momento da compra. E não se esqueça: antes de fazer uma compra, procure pelo símbolo Verified by VISA - é a sua garantia de que o site é seguro e certificado.

Quer saber mais sobre os cartões de débito do novobanco?

Cartão de crédito: Uma linha disponível, para compras dispendiosas

É um cartão de pagamento com uma linha de financiamento (plafond) associada. Com um cartão de crédito, pode fazer compras, pagamentos e até levantar dinheiro. Ao contrário do cartão de débito, o valor utilizado não sai imediatamente da sua conta bancária. Em vez disso, é registado numa conta separada chamada conta-cartão.

 

Ou seja, ao fazer um pagamento com um cartão de crédito está a utilizar um plafond que lhe foi disponibilizado. Esse valor pode ser pago na totalidade numa data acordada (data-limite de pagamento, normalmente no mês seguinte), sem juros ou encargos para si. Em alternativa, poderá pagar de forma parcelar, consoante o seu orçamento, mas, neste caso, terá de pagar juros.

Vantagens:

 

  1. Permitem efetuar pagamentos e levantar dinheiro a crédito (cash advance) em Portugal e no estrangeiro;
  2. Oferecem uma gestão orçamental mais confortável, pois além do seu orçamento, tem disponível uma linha financeira adicional que poderá usar quando precisar;
  3. Incluem um período de crédito sem juros (free-float) entre 20 a 50 dias, consoante a data de compra;
  4. São amplamente aceites em lojas físicas e online;
  5. No caso de compras de valor elevado, possibilitam o pagamento em prestações fixas mensais, até 36 meses, com uma taxa de juro mais reduzida.
  6. Alguns cartões oferecem programas de pontos, descontos, milhas aéreas e cashback, que recompensam a utilização do cartão.

Desvantagens:

 

  1. Se não pagar o saldo em dívida até à data-limite estabelecida, paga juros sobre esse montante;
  2. A facilidade de crédito exige uma gestão orçamental equilibrada, como em qualquer forma de crédito; 
  3. Além da taxa de juros, os cartões de crédito podem aplicar a comissão de disponibilização do cartão (anuidade), bem como comissões relacionadas com o levantamento de dinheiro a crédito.

Ideal para:

Uma gestão desafogada do seu orçamento, pois tem à disposição, quando desejar, um montante financeiro (plafond ou limite). Pode, por exemplo, fazer compras de montante mais elevado quando não tem esse valor disponível, ou cobrir despesas inesperadas.

Cuidados a ter:

A utilização do montante disponibilizado deve ser consciente e responsável, de acordo com o seu orçamento, de forma a evitar a possibilidade de endividamento excessivo.

Quer saber mais sobre os cartões de crédito do novobanco?

Cartão pré-pago: para quem quer controlar os gastos

Os cartões pré-pagos permitem tipicamente efetuar as mesmas operações que os cartões de débito. No entanto, não estão associados a uma conta à ordem, mas sim a uma conta pré-paga para onde transfere o montante que pretende utilizar mais tarde.

 

Depois de carregado, pode utilizar o cartão para fazer pagamentos, compras ou levantar dinheiro, até ao limite disponível na conta pré-paga.

Vantagens:

 

  1. Controlo dos gastos, uma vez que apenas gasta o valor que carregou na conta pré-paga;
  2. Por estar associada a uma conta pré-paga, em caso de perda ou roubo, somente esse limite ficaria em risco;
  3. Ideal para utilizações especificas ou para menores de idade;
  4. Permite fazer compras online ou em lojas físicas com total segurança, em Portugal ou no estrangeiro.

Desvantagens:

 

  1. Se não estiver isento por posse de uma conta pacote, tem associado um custo (mensalidades ou anuidades).

Ideal para:

Dar a menores que recebam a mesada e queiram começar a utilizar cartões de pagamento. Assim como para jovens que estão a começar a gerir as suas finanças e querem controlar. É especialmente vantajoso para fazer compras online com a segurança de utilizar somente um montante pré-carregado. Além disso, pode ser usado como uma ferramenta para compras domésticas ou como um presente prático em ocasiões especiais.

Cuidados a ter:

Estar atento aos movimentos da conta e acompanhar o saldo para assegurar que não fica sem dinheiro em momentos importantes.

Cartões virtuais: para quem faz compras online

 

São cartões de pagamento gerados digitalmente para realizar compras online de forma segura. Funcionam como uma versão temporária dos cartões físicos, mas com uma utilização limitada e escolhida por si, de acordo com o que pretende.

 

 

Ao criar um cartão virtual, é gerado um número de cartão, validade e código de segurança únicos (CVV), diferentes do cartão físico, conferindo mais segurança à operação, uma vez que não é necessário inserir os dados do cartão real.

Vantagens:

 

  1. Permite fazer compras online com um cartão criado especificamente para cada compra ou conjunto de compras;
  2. Ajuda a controlar o orçamento, pois o utilizador define um montante máximo;
  3. Rápido e conveniente.

Desvantagens:

 

  1. Não pode ser utilizado em lojas físicas;

Cuidados a ter:

Definir o montante disponível no cartão virtual de acordo com o valor exato da transação que deseja fazer, para assegurar o uso único desse valor.

Como utilizar os cartões bancários de forma inteligente

Se está prestes a obter a sua independência financeira, saiba que ter cartões bancários é uma vantagem. Mas é preciso geri-los de forma responsável. Por isso, deixamos-lhe algumas dicas:

Limite de gastos

Estabeleça um limite de gastos que não prejudique as suas finanças;

Acompanhe seu saldo

Mantenha o hábito de acompanhar o saldo e ajustar o limite definido para garantir o controlo financeiro;

Use um cartão pré-pago

Se tem dificuldades em controlar os gastos, utilizar um cartão pré-pago pode ser uma ferramenta de disciplina financeira;

Utilize diferentes cartões para diferentes tipos de despesas

Por exemplo, use o cartão de débito para gastos diários e essenciais, e utilize o cartão de crédito para outro tipo de compras;

Evite os juros

Se utiliza o cartão de crédito, pague o valor total na data-limite definida, evitando assim pagar juros;

Benefícios associados

Com um cartão de crédito, poderá utilizar os benefícios associados a seu favor, como o cashback ou os descontos disponibilizados.

Cartão dual ou misto:

 

Embora poucas instituições financeiras os disponibilizem, ainda existem os cartões que combinam a funcionalidade de débito e crédito. Com estes cartões, pode escolher, no momento da compra, se quer usar o saldo da conta (débito) ou a linha de crédito disponibilizada (crédito).

Quer saber mais sobre o cartão pré-pago do novobanco?

Quer saber como pôr o seu futuro em dia?

Nós ajudamos. Veja o conteúdo que preparámos para si e ganhe a segurança que precisa para as suas decisões financeiras.