O novobanco apenas recolhe e trata os dados pessoais necessários para lhe prestar um serviço de qualidade e o mais personalizado possível, enquanto Instituição de Crédito, Intermediário Financeiro e Mediador de Seguros. O novobanco não trata dados pessoais que não sejam necessários para as finalidades legítimas que prossegue.
Na prestação dos serviços e na oferta de produtos, o novobanco procede ou poderá proceder ao tratamento de várias categorias de dados pessoais, incluindo:
- Dados demográficos (e.g., nome, género, naturalidade, data de nascimento, nacionalidade);
- Dados contratuais (e.g., número de conta, IBAN, referência de contrato e outras informações de produtos/serviços contratados);
- Dados de contacto (e.g., morada, telefone, telemóvel, endereço de correio eletrónico);
- Dados governamentais (e.g., número de cartão de cidadão ou bilhete de identidade, número de identificação fiscal, número de passaporte);
- Dados de identificação digital (e.g., endereço de IP, assinatura digital, cookies);
- Dados de atividade pessoal (e.g., habilitações académicas, dados de redes sociais ou internet que o titular tornou públicos ou autorizou o novobanco a consultar);
- Dados de atividade profissional (e.g., profissão, remuneração, entidade patronal, cargos anteriormente exercidos);
- Dados relativos ao património, posições e movimentos financeiros (e.g., bens patrimoniais e o seu valor, outros rendimentos auferidos, responsabilidades no setor financeiro, propensão para a aquisição de produtos financeiros);
- Dados familiares (e.g., estado civil, número de filhos, informação sobre o agregado familiar);
- Dados de registo de voz (e.g., gravações de chamadas – vídeo e/ou áudio);
- Dados de registo de imagem (e.g., gravações de vídeo (videoconferências, videochamadas), fotografia, imagens recolhidas através de câmaras de videovigilância);
- Dados biométricos (e.g. dados utilizados a partir de ferramentas técnicas que contam com biometria para verificar a identidade e a assinatura nas relações que os Clientes mantém com o novobanco (e.g. padrão facial, biometria de voz, impressão digital).
No âmbito da Lei de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, o novobanco observa os procedimentos de identificação e diligência dispostos no enquadramento regulatório vigente.
O novobanco também trata dados pessoais criados a partir da análise da sua utilização dos nossos produtos e serviços, das suas transações e preferências, como por exemplo, o seu perfil de cliente.