Cartão Matriz
Valide operações sem o Cartão Matriz.
Realizar operações através dos Canais Digitais (novobanco Online e App) nunca foi tão fácil
Sabia que pode validar operações sem precisar do Cartão Matriz? Queremos simplificar o seu dia a dia, tornando a autorização de operações conveniente e eficiente, ao mesmo tempo que mantemos a segurança.
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Mais simples e rápido
Ao deixar de ter a necessidade de utilizar o cartão matriz, pretendemos simplificar a vida dos nossos clientes. Agora, o acesso às operações bancárias online pode ser feito de forma mais rápida e sem preocupações.
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A mesma segurança
Com autenticação por PIN ou biometria (na App), oferecemos a mesma segurança na autorização de operações de forma mais fácil.
Saiba como ativar esta funcionalidade e validar operações sem matriz
1) Instale a App novobanco e ative as notificações.
2) Para configurar a opção no novobanco Online aceda a Definições, clique na opção Segurança e de seguida, selecione a funcionalidade Validar operações sem Cartão Matriz. Clique em Configurar e coloque as 3 posições do cartão matriz.
A partir desse momento, as operações iniciadas no novobanco online de empresas ou App e que anteriormente requeriam a inserção de posições matriz, passarão a ser validadas através do PIN ou biometria na App. A escolha é sua.
Em alternativa, se pretender configurar esta funcionalidade na App, aceda a Definições e selecione a opção Validar operações sem Cartão Matriz. De seguida clique em Configurar e coloque as 3 posições do seu cartão matriz.
Tenha em atenção que esta configuração é específica para o Smartphone onde a aplicação está instalada. Se remover a adesão, desinstalar a aplicação ou trocar de dispositivo, será necessário configurá-la novamente.
A configuração à funcionalidade “Validar operações sem cartão matriz”, é transversal ao canais digitais, quer isto dizer que, se o cliente aderir no PC automaticamente adere também na App e vice versa.
A matriz continuará a ser necessária nos seguintes casos
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Alteração de PIN
Caso pretenda realizar a alteração do PIN de acesso, pedimos-lhe que valide com 3 dígitos do Cartão Matriz.
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Contacto com a Linha Direta
Para garantir a segurança dos nossos clientes, pedimos a validação através do Cartão Matriz quando entra em contacto connosco pela Linha Direta.
Dicas de Segurança
- Nunca lhe pediremos mais que 3 dígitos da matriz, por operação.
- Nunca introduza o conteúdo completo do Cartão Matriz em sites de Internet, Emails ou qualquer outro suporte.
- Nunca faculte o seu Cartão Matriz a terceiros.
- Evite anotar os códigos, fotografar ou fotocopiar o cartão.
- Não guarde a informação do Cartão Matriz em suporte digital.
- Caso perca o cartão matriz, entre em contacto com o novobanco para que medidas de segurança possam ser tomadas (21 883 77 00 | 707 24 7 365).
Perguntas Frequentes
O Cartão Matriz é uma ferramenta de segurança única, pessoal e intransmissível, composta por um conjunto de 192 posições, utilizada em operações nos canais digitais do banco. Durante transações online, o novobanco solicitará um código único aleatório e nunca pedirá mais do que 3 posições da sua matriz.
O Cartão Matriz possui ainda o número de adesão aos canais digitais, localizado no canto inferior esquerdo.
Sim, o Cartão Matriz ainda será necessário para a alteração de PIN, contacto com a Linha Direta e alteração do contacto móvel associado à segurança adicional. Esta configuração é exclusiva para o dispositivo (telemóvel) onde a app foi configurada. Ao mudar de telefone, remover a adesão ou desinstalar a app, será necessário reconfigurar a funcionalidade para a voltar a usar.
Quando efetua a adesão aos Canais Digitais através do site irá receber na sua morada uma carta com um cartão matriz que deve ativar. Siga as instruções enviadas na carta para garantir que o seu processo de adesão fica completo.
Se o seu acesso aos Canais Digitais apenas permite efetuar consultas online e não consegue concretizar operações, por favor contacte a Linha Direta para efetuar o desbloqueio do seu cartão. Tenha consigo o seu cartão matriz.
Caso tenha perdido o cartão matriz deverá efetuar aqui um novo pedido de adesão aos canais ou contactar a Linha Direta do novobanco através de: 21 883 77 00 | 707 24 7 365.