AMI, SEF E SEMEAR
Por causa de todos,
a sustentabilidade é a nossa causa.
Na SEMEAR Academia o novobanco apoia a formação e integração profissional de 14 jovens com dificuldade intelectual e do desenvolvimento em situação de carência socioeconómica, que de outra forma não poderiam pagar as mensalidades inerentes ao programa de integração social.
Ponto de situação março 2023
Tem 21 anos, vive com a mãe e irmão e tem um diagnóstico de trissomia 21. É conhecida pelo seu sentido de humor e umas gargalhadas contagiantes. Mostra muito prazer em estar com os outros e partilhar os seus interesses, especialmente sobre música. Desde Jennifer Lopez, a AC/DC, contamos sempre com uma boa banda sonora proposta pela Fátima.
Quando chegou ao Semear?
A Fátima ingressou na Academia Semear em Setembro de 2020. Passou já pela exploração de indústria alimentar, agricultura e cerâmica. Esta última tem sido a sua preferência ao longo do tempo, sendo, agora a sua área vocacional, onde virá a ser integrada futuramente.
Principais competências adquiridas:
No âmbito das competências psicossociais, a Fátima tem revelado muito empenho em melhorar a sua iniciativa, persistência e trabalho em equipa.
Os desafios têm sido muitos, mas a Fátima tem mostrado ser capaz de superá-los! Este mês foi marcado pela sua partilha da primeira ida a uma discoteca de Rock.
A Susana tem 22 anos, um diagnóstico de Paralisia Cerebral, Epilepsia e dificuldade motora.
Com uma personalidade forte, com bastante capacidade para argumentar e de perceber o outro, gosta de estabelecer relações sociais.
Motiva-se com as coisas que é capaz de fazer. No entanto, denota também alguma insegurança face ao desconhecido e à sua capacidade de execução.
Quando chegou ao Semear?
Chegou ao Semear em Abril de 2021, por recomendação da Associação de Paralisia Cerebral de Almada, onde é acompanhada.
Principais competências adquiridas:
Desde que chegou ao Semear, tornou-se mais segura de si mesma, apresentando com menos frequência o discurso derrotista que apresentava antes, face a novos desafios, o que lhe permitiu iniciar o treino de transportes públicos, para diversos locais. Além disso, revelou mais autoconhecimento através das diversas experiências que tem tido, o que tem resultado numa reflexão mais aprofundada quanto ao seu futuro e quanto ao que deseja fazer.
O Sérgio é um jovem de 18 anos. Tem síndrome de x-frágil, que lhe confere algumas características físicas típicas da síndrome, assim como o défice intelectual. Consegue escrever o seu nome em autonomia e palavras simples ditadas letra a letra -já as contas consegue realizar recorrendo a materiais. A simpatia pauta o dia-a-dia do Ricardo, quando tudo está dentro da rotina e, à volta dele, são cumpridas as regras que tão bem conhece.
Quando chegou ao Semear?
O Sérgio integrou o Programa da Academia Semear em setembro de 2022. A mãe teve conhecimento do Semear através de pessoas conhecidas e achou que seria a Academia ideal para o Sérgio.
Principais competências adquiridas:
O percurso do Sérgio tem sido pautado por muitas ausências na formação, pelo que se torna o objetivo principal a atingir. Revela muita dificuldade em gerir o cansaço e o sono, o que motiva as faltas recorrentes. Ainda assim, tem feito progressos ao nível da autonomia financeira (reconhecimento de moedas e notas), no sentimento de pertença ao grupo e na capacidade de pedir ajuda quando se desorganiza.
O José tem 22 anos e diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo, é reservado e pouco comunicativo, mantendo-se permanentemente vigilante, característica que resulta da sua Doença Mental.
É bastante competente nas tarefas que realiza, mostrando brio no seu desempenho, no entanto, com um nível baixo de resistência à frustração perante a competição e a sua dificuldade de socialização e interação saudável com o outro.
Quando chegou ao Semear?
Frequenta a formação desde novembro de 2021 e tem bem presente que a Academia Semear será a forma de encontrar um emprego que tanto ambiciona como adulto.
Principais competências adquiridas:
Tem revelado várias competências nas áreas de Agricultura, Indústria e Armazenagem. Mas é no dia-a-dia que encontra o seu maior desafio: gerir a incerteza do que o outro pensa sobre si que e em situações-limite, expressa-se com uma agressividade dirigida.
A escuta e a antecipação da "zanga", tal como um acompanhamento de proximidade, possibilitam a autorregulação que o permite focar nas suas excelentes capacidades.
O Ricardo é um jovem de 20 anos, natural da Ilha do Sal, em Cabo Verde, cujo sorriso e a boa disposição estão sempre presentes.
Tem uma faceta cuidadora e ajuda quem com ele vive e convive. Muito funcional nas Atividades de vida diária, o seu diagnóstico de Dificuldade Inteletual e do Desenvolvimento não lhe permitiram a aprendizagem de competências de leitura e escrita e, por esse motivo, encontra barreiras na forma de comunicar, embora muito sociável e entusiasta na relação com o outro.
Quando chegou ao Semear?
Frequenta a Academia, desde novembro de 2021, procurando a resposta ao seu potencial, com o objetivo de, mais tarde, com um trabalho, concretizar o seu sonho: uma casa só sua para viver com a sua própria família.
Principais competências adquiridas:
No Semear encontrou fortes amizades e duas paixões vocacionais: a Indústria e a Cerâmica. Foi o seu hábito de cozinhar que despertou o perfecionismo na preparação do Alimento utilizando a triagem e o corte. E, o seu bom gosto pela arte, no manuseio do barro com as técnicas que o fazem criar, junto com os seus colegas, peças únicas.
Ponto de situação maio 2023
Quais as principais conquistas alcançadas pela Fátima nos últimos meses?
A Fátima tem 21 anos e um diagnóstico de trissomia 21. É conhecida na Academia pelo seu sentido de humor e gargalhadas contagiantes.
Ao longo dos últimos meses tem trabalhado a sua assertividade na relação com o outro, onde tem sido visível o seu empenho. Já é capaz de pedir e aceitar apoio com maior facilidade.
Quais as principais competências adquiridas?
Nos últimos meses a Fátima deparou-se com novos desafios, participando, com o seu grupo de cerâmica, em atividades fora do contexto formal da Academia, nomeadamente em experiências com empresas externas e atividades culturais (ida ao teatro). A Fátima tem revelado um maior conforto nestas situações, com um aumento notório da sua participação. O que significa que a Fátima está cada vez mais disponível para o desenvolvimento das suas competências nos vários contextos.
Quais os próximos desafios?
Será dada continuidade ao desenvolvimento destes objetivos com a Fátima, dado que são essenciais para a sua relação com os outros e participação ativa em grupo, tanto no meio profissional como nos restantes contextos da sua vida.
Quais as principais conquistas alcançadas pela Susana nos últimos meses?
A Susana tem 22 anos, um diagnóstico de Paralisia Cerebral, e Epilepsia e dificuldade motora.
Nestes últimos meses, iniciou com o apoio dos técnicos do Semear um despiste vocacional numa área de cariz administrativo, que vai ao encontro das suas necessidades pessoais e de competências profissionais.
Está mais recetiva a opiniões contrárias e a contrariedades, porque também se sente mais apoiada e integrada no seu grupo de colegas e percebe melhor que nem sempre tem razão ou está certa.
Quais as principais competências adquiridas?
A Susana adquiriu um maior autoconhecimento face às experiências que tem tido, tanto no despiste como nas experiências de formação. Refere que está mais confiante e com menos receio de falar em público, algo que a atividade relacionada com o teatro que está a desenvolver no módulo de projeto, proporcionou. Através das experiências no âmbito da Indústria Alimentar, tem desenvolvido um interesse pela culinária, que tem aplicado em casa com a mãe.
Quais os próximos desafios?
Os próximos desafios passarão por iniciar o treino de transportes noutros trajetos, face a algumas mudanças na vida pessoal da Susana, que vão ocorrer. Está também contemplado, alargar o número de tarefas que realiza no seu despiste vocacional.
O Sérgio é um jovem de 18 anos. Tem síndrome de x-frágil, que lhe confere algumas características físicas típicas da síndrome, assim como o défice intelectual. Consegue escrever o seu nome em autonomia e palavras simples ditadas letra a letra -já as contas consegue realizar recorrendo a materiais. A simpatia pauta o dia-a-dia do Ricardo, quando tudo está dentro da rotina e, à volta dele, são cumpridas as regras que tão bem conhece.
Quais as principais competências adquiridas?
Nestes últimos meses o Sérgio desenvolveu a iniciativa na tarefa, a contagem de quantias simples com raciocínio total/troco, em valores inteiros, com atual foco nos cêntimos e a leitura da comunicação não verbal, mobilizando-se rapidamente face à mesma para ajudar ou abordar o outro.
Quais os próximos desafios?
Os próximos desafios do Sérgio prendem-se com a assiduidade e com a capacidade de pedir ajuda aos técnicos nos momentos de crise ou conflitos com colegas.
Quais as principais conquistas alcançadas pelo Jose nos últimos meses?
O José tem 22 anos e diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo, é reservado e pouco comunicativo, mantendo-se permanentemente vigilante, característica que resulta da sua Doença Mental.
Quais as principais competências adquiridas?
Conquistou , aos poucos, a capacidade de gerir situações de conflito interno com maior reconhecimento da importância do pedido de ajuda ao outro.
A ida regular a experiências em empresas conferiu, para além de um sentimento de autocapacitação, a demonstração da sua competência versátil para as várias funções nos âmbitos das áreas de Indústria Alimentar e Armazenagem que culminam, no seu todo, na aprendizagem e consolidação formativas da Academia Semear.
Quais os próximos desafios?
Os próximos desafios do José prendem-se A manutenção de uma rotina estruturada , capaz de respeitar os Timings do dia-a-dia pessoal e formativo, com a adequação mais consistente a um ritmo de tarefas de aproximação ao contexto real de trabalho.
Quais as principais conquistas alcançadas pelo Ricardo nos últimos meses?
O Ricardo é um jovem de 20 anos, natural da Ilha do Sal, em Cabo Verde, cujo sorriso e a boa disposição estão sempre presentes. A maior conquista do Ricardo nestes últimos meses foi o desenvolvimento da capacidade de afirmar, com base na própria vontade, a sua tomada de decisão e de a comunicar assertivamente, tendo em consideração o respeito e a amabilidade para que o outro não se sinta lesado.
Quais as principais competências adquiridas?
A sua disponibilidade na ajuda, sem a procura de um retorno, para que nada falte ao outro no alcance do seu sucesso. A sua forma de trato para com a diversidade e o gosto na relação indiscriminada por todo o universo Semear.
Quais os próximos desafios?
O ganho de confiança para mostrar o que ainda é capaz de fazer, fora das suas áreas de conforto da Cerâmica e Indústria Alimentar, e o receio que esconde em se mostrar mais no seu íntimo pela aceitação ou não dos seus pares.
Rodrigo
"Desde que o Rodrigo entrou para o percurso académico do Semear tem aprendido a validar-se enquanto pessoa e enquanto profissional. Há uma grande qualidade e rigor na Academia Semear. Mesmo quando o Rodrigo não está no Semear, existe um apoio constante por parte do tutor e da coordenadora Joana Fialho, o que é uma grande mais-valia para nós."
Ana Loureiro
(mãe do Rodrigo, formando Semear)