Skip to main content
COVID-19:

NOVO BANCO Solidário

 

 

NOVO BANCO Solidário

Auxiliar organizações que atuam no apoio social em áreas diversas como o combate à pobreza, exclusão social e saúde, entre outros é o mote do Programa NOVO BANCO Solidário.

Quando o assunto é solidariedade, toda a ajuda faz a diferença. O NOVO BANCO sabe disso e faz a sua parte no auxilio à superação de carências sociais, afetivas e culturais, a par de outras realidades do dia a dia dos cidadãos, independentemente de estas serem geradas por falta de oportunidades ou por exemplo por injustiças existentes na sociedade.

Para refortalecer o seu papel na solidariedade, o Banco atua em parceria com instituições de solidariedade social com o objetivo de atenuar a desigualdades de oportunidades. Estas iniciativas  resultam de um relacionamento estreito com uma diversidade de instituições para que as mesmas possam prosseguir com a sua missão de integração na sociedade numa lógica de igualdade de oportunidades, entre as quais se destacam o mecenato ao Banco de Bens Doados, AMI - Assistência Médica Internacional, Associação Acreditar e Associação Salvador, entre outras.

Todos Juntos

O NOVO BANCO juntou-se a 9 bancos do sistema financeiro português e a mais de 30 empresas, para organizar uma iniciativa de solidariedade centrada no apoio alimentar às famílias. Sob o lema #TodosJuntos, a iniciativa mobilizou mais de 2,5 milhões de euros para ajudar de imediato, as pessoas e famílias mais desprotegidas, no contexto da presente crise. O montante total angariado permitirá a aquisição de alimentos básicos (leite, cereais, arroz, azeite, feijão, massa, atum, etc.), sendo que 20% se destina a apoiar as necessidades das famílias relacionadas com medicamentos.

#TodosJuntos conseguimos! Obrigada aos que se juntaram a esta iniciativa solidária que angariou meios financeiros e alimentares que farão toda a diferença na vida de centenas de pessoas e famílias afetadas pela crise pandémica.

Foi selecionada como plataforma de distribuição a Rede de Emergência Alimentar, iniciativa lançada pela ENTRAJUDA para dar resposta às situações de carência resultantes do impacto da pandemia, articulada nos Bancos Alimentares e que integra cerca de 2700 instituições e entidades em todo o País, assegurando-se assim uma desejável diversidade de beneficiários e uma distribuição nacional (continente e regiões autónomas).

Contas com Gestos que Contam

Retribuir à sociedade o que originamos com a nossa atividade é um dos nossos compromissos. Assim, e ao restruturar as contas serviço- Conta NB 100% e Conta NB 360º, destinadas à gestão do dia a dia financeiro dos nossos clientes particular, associamo-las a causas de responsabilidade social, que contemplam a vertente social, cultural e ambiental. Ao abrir uma conta NB100% e NB 360º, o cliente poderá agora escolher um de três projetos, que o NOVO BANCO deverá apoiar e seguir o seu desenvolvimento.

Projeto SEMEAR
Programa de inclusão social de jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento da BIPP. Assenta na formação certificada, desenvolvimento de competências para a empregabilidade e inserção profissional, através da transformação e produção de componentes provenientes da agricultura biológica. Este programa minimiza as limitações destes jovens e adultos incentivando a sua autonomia a partir das suas potencialidades.

Projeto Este Espaço Que Habito
Promovido pelo MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA (MEF) junto de 5 Centros Educativos com jovens em cumprimento de medida tutelar de internamento, utilizando o recurso da fotografia enquanto ferramenta técnica e de expressão pessoal para desenvolver, a partir dos espaços fotografados, uma procura e descoberta da sua própria identidade. O projeto é desenvolvido em parceira com o Ministério da Justiça e Serviços de Justiça Juvenil.

Projeto de Reciclagem Recreativa
de Brinquedos Desenvolvido pela ZERO WASTE LAB, pretende auxiliar na problemática associada aos brinquedos de plástico sem destino adequado. Promove a reciclagem e a circularidade do plástico e de outros materiais dos brinquedos para novos fins, recorrendo à sensibilização e educação dos cidadãos para os problemas relacionados com o aumento da produção de lixo.


Para mais informações sobre a conta NB100% clique aqui
Para mais informações sobre a conta NB360 clique aqui

Ação Qualidade de Vida

O NOVO BANCO esteve uma vez mais presente na Ação Qualidade de Vida que já conta com 13 edições. Em 2020  foram apoiadas 41 pessoas com mobilidade reduzida, no valor total aproximado de 130 mil euros, em três categorias - obras em casa, formação e emprego e equipamentos desportivos adaptados - num total das 75 candidaturas recebidas.

O NOVO BANCO é mecenas da Associação Salvador e está associado a este projeto desde a sua primeira edição, que ao longo de 13 anos já apoiou 444 pessoas com mobilidade reduzida com mais de 1.3000.000€ em apoios.

Muitas experiências foram partilhas como a de Jacinto João Silva, velejador e que recebeu um barco vela Hansa, a de Sara Magalhães cujo o apoio irá permitir pagar as propinas da Pós Graduação em Ilustração, a de António Emídio que finalmente poderá abrir o seu próprio negócio com a criação de uma oficina em mecânica, como também a de Maria dos Santos que poderá adaptar a sua cozinha e ser autónoma na confeção das suas refeições.

Muitas mais experiencias foram partilhadas e todas elas com uma mensagem muito positiva, que demonstra claramente um infindável empenho de todos na procura constante de mais oportunidades, não desistindo nas adversidades independentemente das limitações impostas pela insuficiência motora e não só. 

Com a Associação Salvador o NOVO BANCO quer continuar a “MUDAR VIDAS”.Bens alimentares e de saúde destinados aos que estão sós.

Campanha "Barrete de Natal Solidário" da Associação Salvador

No NOVO BANCO o Natal começou com  a sua  habitual ação de solidariedade, que une anualmente todos os colaboradores em torno de uma causa comum. 

Este ano o banco associou-se à campanha  do “ Barrete de Natal Solidário” da Associação Salvador, uma campanha de angariação de fundos que vai permitir apoiar pessoas com deficiência. Qualquer pessoa pode comprar um barrete solidário e estará assim a contribuir para um Natal mais feliz e mais solidário.

O NOVO BANCO convidou o seus colaboradores a doar 2€ por um barrete de Natal e o valor angariado será destinado ao Diogo, um jovem que tem vindo a perder mobilidade, tendo em fevereiro amputado uma perna, deslocando-se em cadeira de rodas. A cadeira não passa em algumas divisões de sua casa, dificultando muito a mobilidade e a vida da família, pelo que necessita de realizar obras em casa.

Com esta Ação de solidariedade o NOVO BANCO pretende assinalar umas das datas mais festiva e significativa do ano, associando à magia do Natal uma onda de solidariedade em prol do próximo.

Covid-19 – “Amigos são para as ocasiões”

O NOVO BANCO juntou-se à   campanha “Amigos são para as ocasiões” da AMI (Assistência Medica Internacional), uma campanha de angariação de fundos e de voluntários para apoio aos seus beneficiários mais vulneráveis, que no contexto Covid 19 vêm reforçada a sua situação de exclusão social, sem qualquer rede de apoio familiar e que representem um grupo de risco, nomeadamente:

  • idosos que vivem sós;
  • famílias monoparentais com filhos menores;
  • pessoas com doenças crónicas ou de risco.

A campanha com o período de desconfinamento a decorrer a nível nacional chegou ao seu fim. Contou com a colaboração de 170 voluntários que ao longo de dois meses entregaram mais de 900 cabazes com artigos de alimentação, higiene e saúde para fazer face às necssidades de 400 beneficiários da AMI por cerca de 15 dias.

Profissionais de Saúde

Para reforçar os recursos para proteção das equipas médicas e demais profissionais de saúde o NOVO BANCO associou-se a três grandes iniciativas

  • “Resposta global à Covid-19” – iniciativa através da qual Portugal irá contribuir com 10 milhões de euros que se destinam a acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo a vacinas, diagnósticos e tratamentos da Covid-19. Criada em abril, já foram reunidos 7,5 mil milhões de euros para financiamento de atividades nas áreas de diagnóstico, terapias/tratamento e desenvolvimento de vacinas para combate à pandemia,  agregando um conjunto de organizações europeias e mundiais, dos setores da saúde, do retalho, da banca, fundações, entre outras comprometidas com o desenvolvimento de soluções de combate à Covid-19.

  • Doação de monitores e ventiladores – numa parceria com a Associação Portuguesa  de bancos e seus associados foram adquiridos 100 ventiladores e 100 monitores  a doar ao Serviço Nacional de Saúde para reforçar os cuidados médicos dois cidadãos infetados.

  • Campanha  SOS Coronavirsus-  campanha promovida pela Associação Empresarial de Portugal que tem como objetivo fazer chegar aos hospitais e centros de saúde bens cruciais ao seu funcionamento e proteção. A contribuição financeira pode ser efetuada na Conta NOVO BANCO com o IBAN: PT50 0007 0000 0049 7037 2162 3.

NOVO BANCO Crowdfunding

Ao fim de oito anos de existência, a plataforma de crowdfunding social “NOVO BANCO Crowdfunding” chegou ao seu fim.

Tratou-se de um projeto  pioneiro em Portugal e que tinha como objetivo apoiar IPSS e ONG que pretendiam implementar projetos que marcavam a diferença na qualidade de vida dos seus utentes e que estava alojado na plataforma de financiamento coletivo de referência PPL Crowdfunding Portugal.

Através do NOVO BANCO Crowdfunding, plataforma totalmente gratuita, que permitia a qualquer pessoa conceder um donativo a determinada causa, através da Internet e coletivamente, conseguimos reunir mais de 14 698 utilizadores em torno de uma causa comum, a solidariedade, e financiamos, a 100%, mais de 130 projetos. Conseguimos recolher e distribuir mais de  meio milhões de euros  que permitiram mudar a vida dos utentes de diversas IPSS e ONG tanto em Portugal como além fronteiras, através da promoção de uma cidadania responsável.

O nosso muito obrigada a todos os que foram uma parte ativa desta comunidade solidária.

A plataforma foi desativa no dia 31 de dezembro de 2020. Para qualquer questão relacionada com a mesma contacte, por favor,  novobancocrowdfunding@ppl.com.pt

NOVO BANCO Cultura